17 DEZ 2015
GESTÃO AMBIENTAL
Administração Municipal realiza ação emergencial no Córrego Ribeirão do Sapé devido às fortes chuvas
A Administração Municipal, através do Setor de Gestão Ambiental, Diretoria de Infraestrutura em parceria com o Setor de Obras, realizou no dia 7 de dezembro,ação emergencial de desassoriamento do Córrego Ribeirão do Sapé (próximo a rodoviária).

Além da ação de desassoreamento (pioneira nesse córrego), foram realizados emergencialmente serviços de limpeza, alargamento da calha (margens) e retirada de dejetos do fundo do córrego, com o objetivo de melhorar o escoamento da água. Assim é possível evitar alagamentos na avenida, onde existe um grande fluxo de veículos diariamente.

A prefeitura já tem um projeto de recuperação (que esperava aprovação) de todos os córregos de nossa cidade, a fim de evitar acidentes como esse do Córrego Ribeirão do Sapé, próximo à rodoviária municipal.

Tais transtornos são decorrentes não só do assoreamento e dejetos, mas também por loteamentos entregues no passado sem galerias pluviais e drenagens inadequadas e isso tem trazido grandes transtornos em relação ao escoamento correto das águas em alguns pontos de nossa cidade.

Visando prevenir futuros transtornos, por ordem da Prefeita Deo Marino, por solicitação do Setor de Meio Ambiente do Município, foi realizada no começo do mês de julho uma licitação visando contratação de empresa especializada para elaboração de Projeto de Recuperação e Revitalização dos Córregos Sapé, Ribeirão do Sapé e Córrego do Godinho (rios que cortam a cidade de Bariri), para controlar, prevenir e combater processos erosivos que provocam o assoreamento destes cursos de água, fundamentalmente em seu trecho urbano. O Projeto já está em execução e é necessário para estabelecer ações de proteção às nascentes e implantar sistemas de reposição da mata ciliar ordenadamente.

A empresa vencedora e que está desenvolvendo a elaboração do Projeto é a Kadima Engenharia LTDA, que realizará os serviços com recursos adquiridos através da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), sem oneração ao cofre municipal.

De acordo com a Prefeita Deo Marino: “A assinatura do convênio da FEHIDRO foi de muita importância, pois torna o município capaz de enfrentar mais esse desafio, garantindo assim qualidade de vida para a população de Bariri”.

O chefe do setor de Gestão Ambiental do Município Isaias Santos disse: “Quero agradecer a Prefeita Deo Marino pelo apoio ao meu setor, também ao senhor Domingos Portolani da Infraestrutura e a todos do setor de Obras envolvidos nessa ação, agradeceu Isaias".