18 DEZ 2015
PAISAGISMO
Setor de Obras e Paisagismo está cuidando das Praças e parques de nossa cidade
O Parquinho do Livramento, mais conhecido como Parquinho da ETA, foi totalmente revitalizado e entregue à população recentemente. A reforma contou com retirada de todos os brinquedos, retirada da areia suja e retirada de mais de 50 cm de espessura de terra para eliminação de pragas existentes no solo. Depois dessa etapa, foi inserida nova terra livre de pragas e realizados os serviços de drenagem para escoamento da água, através de canais de absorção com pedras-ferro e manta asfáltica com dutos de ligação até o córrego, pois no passado quando chovia o parquinho virava uma verdadeira piscina ao ar livre. Para concluir a obra, aplicou-se nova areia e foram recolocados os antigos brinquedos que passaram por reforma e restauração, além de o local também ter recebido brinquedos novos. Vale ressaltar que tudo foi realizado com recursos próprios do município.

De acordo com o Chefe do Setor de Paisagismo Aparecido dos Santos, "é um projeto de paisagismo com objetivo de recuperar todas as praças da cidade, parques e logradouros públicos, e sempre nos preocupando com a cobertura vegetal e arborização, para humanizar e embelezar o ambiente urbano, garantindo também a permeabilidade do solo", explicou.

Ressaltamos que ações do Setor de Obras também mudou a aparência de locais como a Estrada Municipal BRI Domenico Dalla Coletta, que liga o trevo principal da cidade à Della Coleta Bio Energia (recebeu iluminação em toda sua extensão, pois antes não existia nenhuma), a Estrada Municipal BRI José Jurado, que faz ligação desde a entrada do Clube AABB até o Monte Cristo Esporte Clube (também recebeu iluminação nesta extensão, pois antes também não existia nenhuma). Os Chafarizes e toda a Praça da Matriz foram revitalizados, Praça João Bolini (em frente ao antigo Supermecado Michelassi), Praça da Bíblia (próximo ao Batalhão da Polícia Militar), Paço Municipal, Avenida Perimetral Expressa Sul. Está previsto para 2016, vários outros locais como a Praça Cinco Amigos (bairro Maria Luiza) que será revitalizada, com a troca de bancos, reforma dos brinquedos do parque, reforma da quadra de areia, drenagem e troca da areia por grama, além do paisagismo. Vale lembrar que a primeira parte de iluminação da Praça Cinco Amigos já foi concluída no segundo semestre de 2015 e que, além desta praça, muitas realizações estão por vir.