A máquina enviada para a realização do serviço chegou nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, no município e já começou a execução do serviço.
De acordo com diretor de Meio Ambiente e Agricultura do município, Edson José Longo Filho, Edinho, serão 2, 4 mil metros de área que margeia o Ribeirão do Sapé que serão limpas, realizando desobstrução e o desassoreamento do corpo hídrico que corta a área central do município em boa parte de sua extensão.
“Com a realização dessa ação de limpeza o Ribeirão do Sapé terá mais fluidez, essa revitalização acabará com as inundações que sempre após uma chuva mais forte, gera preocupação e desconforto para os moradores da região que margeia o ribeirão”, afirma.
A prefeitura cedeu um caminhão para que todos os dejetos (galho de árvores, vegetação rasteira, areia e sujeira, sejam transportados do local para que não voltem a obstruir a calha do Ribeirão com o passar do tempo.
O Programa Rios Vivos é executado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que agora integra a SP Águas, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente. O Serviço está sendo realizada por uma empresa terceirizada contratada pela Agência SP Águas do Governo odo Estado.
O método aplicado consiste na remoção de sedimentos e materiais acumulados no leito dos rios, o que aumenta sua capacidade de vazão, reduz o risco de inundações e melhora significativamente a qualidade da água. Com isso, há benefícios diretos para a fauna, a flora e, principalmente, para a população, que passa a contar com mais segurança hídrica e qualidade de vida.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bariri
Local: Bariri