03 MAI 2023
SOCIAL
Cartilha de expressões racistas a serem evitadas é lançada durante o Bariri em Ação: Assistência Social Itinerante
Foto Noticia Principal Grande
Presente durante a realização do  “Bariri em Ação: Assistência Social Itinerante”, o prefeito Abelardinho destacou a importância da iniciativa em Bariri (Fotos: Silvana Paiva)

A 3ª edição do "Bariri em Ação: Assistência Social Itinerante" foi
realizada nos PSFs 1 e 2, no último sábado e o material foi elaborado
para que as pessoas repensem o vocabulário com expressões racistas

No último sábado (29), a Prefeitura de Bariri, por intermédio da Diretoria de Ação Social, realizou a 3° edição do “Bariri em Ação: Assistência Social Itinerante”. Como novidade, a equipe apresentou exemplares da "Cartilha de Expressões Racistas" a todos os participantes.

De acordo com a informação da diretora da Ação Social, Suzane Dinis, “a ideia atende ao Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com objetivo combater o racismo impregnado em expressões que utilizamos cotidianamente”.

A criação do material foi realizada pela equipe de assistência social, em especial pelos integrantes do Sistema Único de Assistência Social - SUAS - e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bariri.

“O SUAS e o Conselho têm importante papel na luta contra o racismo, considerando que a população negra está mais exposta às situações de vulnerabilidade e risco social, devidos às desigualdades econômicas, sociais e culturais que assolam o país”, afirmou Suzane.

Serviços gratuitos

A 3ª edição do "Bariri em Ação: Assistência Social Itinerante" foi realizada nos PSFs 1 e 2, no último sábado (29).

Presente durante a realização das atividades, o prefeito Abelardinho destacou a importância da ação em Bariri. “É o atendimento social que vai de encontro com a população, no seu bairro. São diversos serviços gratuitos oferecidos à população, além das orientações sobre benefícios e serviços socioassistenciais”, informou.

Os baririenses tiveram acesso ao acompanhamento de condicionalidades da Saúde do Programa Bolsa Família; ao agendamento e atualização do Cadastro Único; à solicitação de Carteirinha do Autista; à solicitação de Carteirinha do Idoso; à solicitação de 2ª via da Certidão nascimento e casamento.