24 NOV 2022
SOCIAL
12° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Bariri
Foto Noticia Principal Grande
O objetivo do encontro foi o de dialogar sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19 (Fotos: Social)

O objetivo do encontro foi o de dialogar sobre a situação dos direitos
humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19

A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Bariri aconteceu no dia 11 último, com a participação de crianças e adolescentes e representantes das redes intersetorial e socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos.

Estiveram presentes também, autoridades locais como o prefeito Abelardo Mauricio Martins Simões Filhos, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anaí Simões, a diretora de Ação Social, Suzane Dinis, representantes da Saúde, da Educação e da Assistência Social.

O objetivo do encontro foi o de dialogar sobre a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid 19.

O evento foi conduzido pela presidente do CMDCA, Josmeire Nascimento Fiorin, que esclarece que a temática se faz importante diante do princípio constitucional da prioridade absoluta a este público formado por crianças e adolescentes. “É preciso ter um olhar de todos os envolvidos, do Poder Público e da Sociedade Civil, para o contexto pandêmico e pós-pandemia de garantia de políticas públicas efetivas e de uma gestão capaz de responder às emergências e ações de médio e longo prazos de mitigação dos efeitos da crise sanitária”, afirma.

Na ocasião, houve explanação da temática da conferência e foram realizados grupos de discussão
de forma a apresentar propostas aos Governos Municipal, Estadual e Federa,l envolvendo assuntos
relacionados à situação educacional; de saúde – com destaque à saúde mental; aumento das violências, violações de direitos e trabalho infantil; privações da convivência familiar e comunitária; prejuízos no atendimento socioeducativo; redução ou inefetividade de espaços de participação e de controle social que pudessem expressar, construir opiniões, ser ouvidos e influenciar propostas; e sobre garantia de recursos financeiros para as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

Após a discussão, houve eleição de representantes de crianças, adolescentes, do Conselho
Municipal da Criança e do Adolescente – Poder Público e Sociedade Civil, Movimentos Sociais e
Conselho Tutelar para levarem as propostas definidas para a Conferência Regional que acontecerá em 2023.

Antes da realização da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Josmeire relata que foi realizado também um encontro lúdico, no dia 4 de novembro, apenas com crianças e adolescentes. “Foi um momento de preparação para o dia Conferência, com o envolvimento do público que atendemos, que são as crianças e adolescentes”, informa.