18 NOV 2022
PEAT forma sua terceira turma nesta sexta-feira, 18
Foto Noticia Principal Grande
As 24 participantes presentes receberam o certificado de conclusão do Programa pelas mãos do prefeito Abelardinho (Fotos: Mauê Duarte)

As 24 participantes presentes receberam o certificado
de conclusão do Programa pelas mãos do prefeito Abelardinho

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (18), a formatura da turma da segunda chamada da terceira edição do Programa Emergencial de Acesso ao Trabalho (PEAT). A cerimônia ocorreu na Escola Municipal de Formação Profissional “Francisco Leone”, SENAI Bariri, onde as aulas são realizadas.

Na ocasião, as 24 participantes presentes receberam o certificado de conclusão do Programa pelas mãos do prefeito Abelardinho. Compareceram também à cerimônia, as diretoras Suzane Diniz (Ação Social) e Maria Luiza Rodrigues (Desenvolvimento Econômico e Turismo), a diretora de escola técnica Ana Cláudia Deriz Musegante, as servidoras Adriana Henrique Menegassi (Ação Social) e Luciana Policarpo Viccari (Desenvolvimento).

Composta por uma turma só de mulheres, o curso contou com dez encontros quinzenais e foi ministrado pela professora e diretora de escola técnica do SENAI, Ana Claudia Deriz Musegante. Nessas ocasiões, as alunas puderam identificar suas habilidades sociais para o mundo do trabalho, aprenderam a elaborar currículos e desenvolveram técnicas de comportamento para entrevistas de emprego.

Em sua fala, a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Bariri, Maria Luiza, destacou a importância da educação. “A melhor maneira de crescermos, e assim conseguir uma situação melhor, é nos expor a aprender”, pontuou a diretora Maria Luiza. Já a professora do curso, Ana Cláudia, completou: “Vocês têm um universo a explorar. Tenham confiança em vocês e procurem sempre se desenvolver cada vez mais!”.

Para o prefeito Abelardinho, a continuação do Programa será no dia a dia. “Fico feliz por ajudar a plantar essa sementinha e esse é só o começo. Vocês podem continuar aproveitando as oportunidades promovidas pela Ação Social e pelo Desenvolvimento, bem como das demais diretorias. Quero lembrá-las que a municipalidade está de portas abertas a todos”, concluiu Abelardo.

Os cursos são oferecidos pelo programa por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal, o Fundo Social de Solidariedade, as Diretorias de Ação Social e de Desenvolvimento e Turismo, com o apoio do SENAI Bariri, por meio da EM de Formação Profissional “Francisco Leone”, onde são realizadas as aulas.

PEAT

O Programa Emergencial de Acesso ao Trabalho – PEAT foi criado em setembro de 2021 pela Prefeitura de Bariri.  O objetivo do PEAT é promover a inserção e reinserção no mercado de trabalho às pessoas em situação de desemprego há quatro meses ou mais.

De acordo com a informação da Diretoria de Ação Social, os critérios para seleção envolvem análise de renda per capta familiar, número de dependentes menores de dezoito anos, nível de escolaridade e idade.