31 AGO 2017
Ação Social realiza atividades na Semana da Pessoa com Deficiência

A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Ação Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, realizaram nesta segunda-feira, dia 28, as atividades em comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento aconteceu na Praça Joaquim Lourenço Corrêa (Praça da Matriz) e reuniu os alunos da Apae Bariri, crianças do Programa Espaço Amigo 1 e 2, do Centro de Promoção Social - CPS da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Bariri e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo e o Presidente da Câmara Municipal Vagner Mateus Ferreira, o Vaguinho, acompanharam o evento juntamente com a equipe gestora da Administração Municipal.

A programação contou com a passeata de abertura, realizada pela equipe da APAE e usuários, com o apoio da Polícia Militar. Em seguida, na Praça Joaquim Lourenço Corrêa (Praça da Matriz) os alunos da rede municipal de ensino fizeram apresentação do Projeto Oficina de Libras desenvolvido pelas professoras das salas de recursos multifuncionais do município.

Diversas atividade de vivência de deficiências foram realizadas, através da qual as pessoas que transitaram pela região da praça puderam ter um momento de reflexão sobre as barreiras à acessibilidade, encontradas diariamente pelas pessoas com deficiência, com o objetivo de ampliar a participação social das pessoas que não possuem deficiência, de modo que experimentem a dificuldade pertinente à deficiência nos espaços públicos e suas limitações de acessibilidade.

Além disso, algumas vagas da região central foram ocupadas com cadeiras de rodas com avisos como “Só vou até o banco”, “É só um minutinho”, a fim de remeter às justificativas comumente usadas por aqueles que estacionam em vagas destinadas às pessoas com deficiência, mesmo sem ter nenhuma.

As equipes envolvidas na organização agradecem à colaboração de todos e destaca algo para ser lembrado todos os dias: a deficiência não está em ninguém, mas nos ambientes que não permitem o acesso universal a todos cidadãos.