15 ABR 2016
CREAS inicia implantação do serviço de abordagem social à população de rua

No início deste ano, através de intervenções de voluntários religiosos da Igreja Sopro Divino, alguns rapazes que viviam na Praça da Matriz concordaram em ir para a Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém para realizar tratamento para dependência de álcool e outras drogas. Em consonância com essa medida voluntária, a Administração Municipal de Bariri, por meio da Diretoria de Ação Social, formalizou contrato de prestação de serviços, com a referida Comunidade, encaminhando mais alguns moradores de rua, contudo, três internos desistiram por não aceitarem as normas estabelecidas pelo local, e voltaram viver nas ruas do município de Bariri.

Na última semana, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) iniciou a implantação do Serviço de Abordagem Social à população de rua. Os casos já são de conhecimento da unidade, visto que são indivíduos e famílias já referenciadas pela Ação Social. O objetivo do serviço, é subsidiar de diferentes formas o processo de recuperação, visando além da retirada dessas pessoas da rua, ajudá-las a reestabelecer um sentido para suas vidas e retomar o vínculo familiar rompido. Entretanto, a equipe destaca que o trabalho com a população de rua é minucioso e esbarra em grande resistência do público em questão em aceitar o auxílio do setor público, o que dificulta o trabalho.

Para eficiência do trabalho, a equipe do CREAS alerta que a comunidade também pode colaborar. Quando abordados por moradores, devem orientá-los a buscarem o atendimento no CREAS, em vez de fornecer esmola, alimento ou qualquer outro tipo de ajuda que possa reforçar este estilo de vida escolhido por eles.

O CREAS fica localizado na Rua José Bonifácio nº 134, e atende através do telefone (14) 3662-6566.