05 ABR 2016
Setor de Cultura traz oficina de fotografia “Luz Ambiente e Ambiente de Luz”

O Setor de Cultura está com inscrições abertas para a Oficina de Fotografia “Luz Ambiente e Ambiente de Luz”. Os interessados devem ter idade acima de 12 anos e se inscrever na Biblioteca Municipal - Profª Maria Bernardete M. Almeida Tanganelli, localizada na Rua Campos Salles, n.º 622, mais informações através pelo telefone 3662-8555. As vagas são limitadas para 20 pessoas.

A oficina será ministrada por Elisabete Savioli no dia 15 de abril, das 13h às 17h, na Casa da Cultura Eugênio Gatto Neto, localizada na Av. XV de Novembro, 505 no centro da cidade. Professora de fotografia no Centro Universitário Maria Antonia/USP, Elisabete Savioli é fotógrafa e doutoranda em poéticas visuais pela ECA-USP. Ilustrou as técnicas de laboratório com suas fotos no livro Revelação em Preto e Branco (de Millard Schisler, ed. SENAC-SP, 1995). Atua como printer fine-art para artistas, museus e galerias.

A oficina pretende explorar as possibilidades de construção de sentido na fotografia por meio da análise e manipulação das mais diferentes condições de iluminação. Recuperando parâmetros históricos, e exemplificando com imagens de fotógrafos consagrados (como Nadar, Brassaï, Mark Cohen, Bruce Gilden, Wolfgang Tillmans e Agnes Thor), os alunos serão estimulados a manipular fontes contínuas, flash embutido ou unidades dedicadas, ampliando seus conhecimentos técnicos e exercitando sua criatividade.

A oficina integra a programação do Ponto MIS, realizado pelo município de Bariri em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Museu da Imagem e do Som, que traz, além de oficinas bimestrais, a exibição gratuita de filmes mensalmente.