06 ABR 2016
Semana de combate ao mosquito Aedes aegypi acontece na Escola Euclydes

A semana de mobilização da família e da comunidade escolar, instituída pelo Governo Federal de 4 a 9 de abril, visa fortalecer as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A Administração Municipal através da Diretoria de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores), em conjunto com a Diretoria de Educação, colocou em sua grade de planejamento em todas as escolas municipais, creches e Emeis o Projeto ZikaZero.

Foi realizado na última quarta-feira dia 6, com os alunos da escola municipal Euclydes Moreira da Silva uma palestra ministrada pela Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vânia Ferrari e sua equipe. Os alunos receberam orientações e informações complementares através de vídeos apresentados, uma vez que o tema já havia sido explorado pelos professores em sala de aula. O personagem “Dengão”, capturado e apresentado pelo Corpo de Bombeiros foi um espetáculo à parte. A Prefeita Deo Marino participou da palestra e elogiou o trabalho realizado pelas diretorias de Saúde e Educação para fortalecer as ações de combate ao mosquito transmissor.

Após a palestra, os alunos dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos percorreram as ruas centrais da cidade com apitos, cartazes (confeccionados sob orientação das profªs de Arte) e também fazendo a distribuição de panfletos cedidos pela Diretoria de Saúde. Todo o trajeto foi acompanhado por pais de alunos que estavam presentes, pela Polícia Militar, Equipe Gestora e docentes. Esse evento, todo o ano, dá início ao projeto “Dengue se combate todo o dia”, desenvolvido pela escola durante todo o ano letivo e é também o pontapé inicial para os “Detetives da Dengue”, agentes infiltrados dentro de suas próprias casas para eliminar qualquer possível criadouro.

Na escola alguns alunos participam com o auxílio dos professores de Educação Física, como “detetives da dengue” que atuam ao longo do ano na procura de possíveis criadouros do mosquito transmissor dentro da escola. A equipe da escola agradece a todos que participaram e prestigiaram o evento.