05 MAI 2023
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Representantes da Prefeitura de Bariri participam de seminário na Agrishow
(Fotos: Desenvolvimento Econômico e Turismo)

Feira agrícola é considerada a maior da América Latina
e recebeu milhares de visitantes durante a semana

A Prefeitura de Bariri teve representantes na feira internacional de tecnologia agrícola, a Agrishow, realizada nesta semana em Ribeirão Preto.

Estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Eduardo Benatti, e Geraldo Pio da Silva Júnior, médico veterinário e responsável pela fiscalização sanitária de Bariri, na última quinta-feira (4), quando a Agrishow promoveu um seminário técnico.

A conferência abordou assuntos como créditos e subvenções no desenvolvimento territorial rural, os procedimentos para a adesão da inspeção municipal ou de consórcios ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), como implementar a política de segurança alimentar no município agro, o programa Agroproclima, segurança alimentar, o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola e sustentabilidade.

No acaso da adesão da inspeção municipal ou de consórcios ao SISBI, Bariri foi citada como um dos municípios que já passou por auditoria documental, cujo objetivo é padronizar os procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal de forma a garantir a qualidade dos alimentos, independentemente da instância que fiscaliza o estabelecimento (SIM ou SIE). Ou seja, Bariri está documentada para garantir que os procedimentos de inspeção e fiscalização feitos no município sejam equivalentes ao federal. Dessa forma, uma vez que Bariri estiver ligado ao SISBI, os produtos por fiscalizados pelo Sistema poderão ser comercializados em todo território nacional.

Os baririenses participaram da palestra sobre procedimentos para adesão municipal ou de consórcios ao SISBI, proferida por Bruno Bergamo Ruffolo, da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, o que deve-se à classificação da cidade entre os primeiros 143 colocados do ranking do Município Agro.

O Município Agro é o incentivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, sendo executado em parceria com as prefeituras, como a de Bariri, por exemplo.

Durante a realização do seminário, o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Eduardo Benatti, e o médico veterinário Geraldo Pio da Silva Júnior também se encontraram com o secrestário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira de Queiroz.