28º Previsão para hoje (29 de março) 29 de março
21 JUL 2022
GESTÃO AMBIENTAL
Meio Ambiente realiza podas preventivas em árvores de áreas públicas de Bariri
Foto Noticia Principal Grande
Manutenções, como a do Lago Municipal, fazem parte da gestão operacional de meio ambiente da Prefeitura de Bariri, por meio do Programa Preventivo de Qualidade de Vida

Manutenções, como a do Lago Municipal, fazem parte da gestão
operacional de meio ambiente da Prefeitura de Bariri,
por meio do Programa Preventivo de Qualidade de Vida

O Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Bariri está realizando podas preventivas em árvores das áreas públicas e das áreas verdes de todo o município.

Um desses locais é o Lago Municipal Prefeito "Acácio Masson", área urbana com grande fluxo de pessoas e que necessitava de manutenção há algum tempo.

De acordo com o responsável pelo Setor de Meio Ambiente, Sincler Policarpo, a prioridade é dar maior visibilidade paisagística ao lugar, proporcionando mais espaços livres, garantindo que a área não seja utilizada para situações ilícitas ou que possa colocar pessoas em risco desnecessário.

Sincler esclarece ainda que as árvores do Lago Municipal necessitavam de poda preventiva em razão da formação das copas e galhos que acabam por fechar quase que totalmente a área. “Esse tipo de poda não oferece risco às condições de saúde das árvores. Pelo contrário, a poda ajuda tanto no aspecto do desenvolvimento como do controle fitossanitário”, completa.

As manutenções como esta do Lago Municipal fazem parte da gestão operacional de meio ambiente da Prefeitura de Bariri, por meio do Programa Preventivo de Qualidade de Vida, e é desempenhada pela empresa terceirizada Latina Ambiental.

“Trata-se de um programa municipal que tem como intuito realizar as manutenções das áreas urbanas e das áreas verdes, melhorando a condição do local para que a população possa usufruir desses espaços públicos. Queremos que a população  aproveite esses lugares para lazer e, acima de tudo, que os locais estejam limpos e ofereçam segurança”, diz Sincler.

Além das tarefas de poda e manutenção dos espaços públicos arborizados, também estão previstas a instalação de placas indicativas. Uma dessas placas é a de aviso de proibição de lançamentos de resíduos em áreas verdes, o que caracteriza crime ambiental.

O Setor de Meio Ambiente também implementará placas para conscientização sobre distinção de classificação das áreas, entre elas área verde, área de preservação permanente (APP), área institucional e área de interesse ambiental.

“Nessa dinâmica, serão identificadas todas as áreas existentes no município, como parte da Gestão Operacional Ambiental do Programa Municipal”, informa Sincler.

Sincler lembra que todos os serviços são acompanhados pela Diretoria de Obras e Meio Ambiente, dentro das normas ambientais legais e das exigências dos órgãos competentes e que qualquer informação deve ser solicitada pelo telefone (14) 3662 -  8001 ou pelo e-mail meioambiente@bariri.sp.gov.br