29 ABR 2016
ADMINISTRATIVO
Bariri conta com primeiro sinal de TV Digital aberta

A Administração Municipal de Bariri, anuncia aos telespectadores melhorias no Sistema de Retransmissão de TV do Município que ganham em qualidade de imagem em alta definição (HD) e áudio excelente, por meio de um serviço gratuito.

Já está operando a aproximadamente 60 dias o canal digital do SBT CENTRAL (Jaú) - canal físico 38, canal virtual 12.1, quem não tem TV digital com conversor já embutido no aparelho de televisão, precisa adquirir um aparelho receptor de sinal chamado de conversor digital. A TV Digital também pode ser vista através de smartphones, tablets, notebooks e até mesmo automóveis que tenham a tecnologia digital para receber sinal.

Ao longo da gestão da Administração Municipal já foram adquiridos vários equipamentos de recepção deixando o posto de retransmissão de TV aberta do município pronto para a chegada de mais canais digitais, que deverá acontecer em breve.

Segundo o técnico em eletrônica, Reinaldo José Benatti a distância e a altura são fatores importantes para a qualidade do sinal. Ele esclarece que outra constatação importante: quanto mais alta a antena melhor o sinal.  De acordo com Benatti geralmente quando há queda da transmissão, o problema é prontamente atendido, já o período de manutenção pode chegar a um prazo de até 24 horas. Outro problema, em períodos de chuvas a qualidade da transmissão poderá ficar comprometida devido a descargas elétricas naturais. De acordo com ele o canal digital tem qualidade superior ao analógico.

Atualmente as emissoras de televisão que são retransmitidas para toda a população através da TV aberta são: BAND (canal analógico 44), SBT (canal analógico 17; canal digital 12.1), Cultura (canal 46), Record Paulista (canal analógico 22), Rede TV (canal analógico 42), Rede Globo - TV Tem Bauru (canal analógico 15), Canção Nova (canal analógico 20), Rede Vida (canal analógico 33), Gazeta Esportiva (canal analógico 29) e TV Prevê (canal analógico 50).

Mais informações sobre a TV Digital:

Televisores – HD/TV 1080p

Para assistir à TV digital em alta definição, ou seja, com imagens ricas em detalhes e de qualidade superior em comparação com a tradicional transmissão analógica, os aparelhos de TV precisam ser de alta definição (HD). Nas lojas e na internet, é possível encontrar essa característica com outros nomes, como “HDTV” ou “HD Ready” (preparado para HD). Na prática, todos esses termos significam que os televisores são capazes de exibir imagens em alta definição. Não importa se a TV é LED, LCD ou de Plasma. Basta ser HD. Além de ser HD, os aparelhos de TV precisam receber o sinal digital das emissoras. Essa recepção é feita por meio de um aparelho chamado “conversor digital” ou simplesmente “conversor”, que pode estar dentro ou fora do televisor. Se o conversor estiver embutido no televisor (frequentemente chamado de “televisor com conversor integrado”), você já tem tudo o que precisa para assistir a TV digital. A maioria dos televisores disponíveis no mercado já possui conversor integrado.

Se o seu televisor não possuir conversor integrado, é necessário comprar um aparelho parecido com um DVD player, chamado “conversor digital”, que fica externo ao aparelho de TV. Esse produto capta o sinal digital das emissoras e envia esse sinal para o televisor. Ele pode ser conectado tanto em TVs de LCD, plasma ou de tubo, e alguns modelos disponíveis no mercado já permitem interatividade.
Em seguida, basta conectar ao televisor uma simples antena interna de UHF. Se mesmo com a antena interna não funcionar, é preciso recorrer a uma antena externa em casa ou a uma antena coletiva no prédio. Em caso de dúvidas, consulte um antenista (profissional especializado em instalação de antenas).

Antena externa

É necessária uma antena externa pode ser necessária para melhorar o sinal recebido pela TV. Em geral, uma antena UHF com pelo menos 10 elementos e banda plena deve resultar em uma boa recepção do sinal digital. Além disso, é importante instalar a antena em um ponto alto no telhado da residência (ou topo de um prédio), apontando-a na direção das torres de transmissão.

Cabos

Entre a antena externa e o aparelho de TV deve ser utilizado um cabo de boa qualidade. Técnicos, normalmente, optam por cabos coaxiais para UHF com pelo menos 70% de malha. Um cabo coaxial é formado por um fio central envolvido por um material isolante e uma malha trançada, que serve para bloquear interferências externas. Os modelos de cabos coaxiais mais utilizados em instalações são o RGC-59 e o RG-6. Estes modelos são encontrados em lojas especializadas e, em geral, garantem boa qualidade para recepção do sinal digital.  Ao visitar uma loja especializada em antenas, não esqueça de adquirir todo o material necessário para a sua instalação, como mastros, estais, suporte e fixadores para telhado. Caso tenha dúvidas, recomenda-se ainda procurar um antenista para analisar os requisitos de sua instalação.

Todas as informações sobre a TV Digital pode ser obtida através do site: www.dtv.org.br