O programa chamado “Flowdocs” será retomado a partir de segunda-feira, dia 20
A partir da próxima segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Bariri retomará o Programa “Cidade Sem Papel”. Trata-se de projeto que incorpora o processo digital no âmbito da Administração Municipal e no seu relacionamento com outras esferas da municipalidade.
O Cidade Sem Papel da Prefeitura de Bariri está instituído desde 2022, por meio do Decreto número 5751, foi iniciado na época, porém não prosperou desde então. No decorrer desta semana, os servidores de todos os setores receberam treinamento para retomar a utilização do Programa “Flowdocs”.
O programa chamado “Flowdocs” é destinado à produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações que serão arquivadas em ambiente digital.
A diretora de Administração Pública, Ivani Maria de Carvalho, informou que a digitalização dos processos administrativos será para a produção de documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e, sempre que possível, de forma padronizada. “A gestão de documentos da municipalidade vai ser realizada exclusivamente por meio do memorando eletrônico, ofício eletrônico e protocolo eletrônico, resultando em economia de papel, otimização de espaço físico e agilidade no atendimento”, enfatizou Ivani.
A diretora assegurou que a retomada dos processos digitais pelo Programa "Flowdocs" é uma medida que vai além da preocupação com o meio ambiente e com a escassez de espaço físico para guarda e arquivos, devido ao grande volume de documentos impressos diariamente. “Com o Flowdocs tornamos as ações mais eficientes, dinâmicas e organizadas. Ressaltamos ainda que, os documentos que ora passam a ser de forma digital, serão arquivados com total segurança, que será gerido pelo Setor da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Bariri”, pontuou Ivani.
*Entre os benefícios do Programa Cidade Sem Papel “Flowdocs” estão:*
- possibilitar maior eficácia e celeridade aos processos administrativos;
- assegurar a proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais;
- assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos.
Os munícipes da cidade de Bariri também irão ter acesso à transformação digital que acontecerá na Prefeitura Municipal, pois serão franqueados a alguns serviços através do portal on-line. A ideia é deixar o uso dos processos do “Prefeitura Sem Papel” mais fáceis para os munícipes.
A implantação do ambiente digital de gestão documental junto aos órgãos da Administração Pública compreenderá pontos como a assinatura digital, modalidade de assinatura eletrônica que utiliza algoritmos de criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento; autenticação, que é o processo eletrônico que permite a identificação eletrônica de uma pessoa natural ou jurídica; assinatura eletrônica em que os dados em formato eletrônico que se ligam ou estão logicamente associados a outros dados em formato eletrônico e que são utilizados pelo signatário para assinar; certificado digital que é o atestado eletrônico que associa os dados de validação da assinatura eletrônica a uma pessoa natural ou jurídica; entre outros.
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A partir da próxima segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Bariri retomará o Programa “Cidade Sem Papel” (Foto: Silvana Paiva)
FOTOS 2 a 5:
No decorrer desta semana, os servidores de todos os setores receberam treinamento para voltar a utilizar o Programa “Flowdocs” (Fotos: Administrativo)