14 ABR 2016
ADMINISTRATIVO
Audiência Pública do Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbano acontece nesta segunda (18)

Nesta segunda, dia 18, às 9h, acontece a Audiência Pública para apresentação e apreciação do Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Bariri, no Auditório “Kemil Sahd Farah”, localizado na Rua Campos Salles nº 582 – ACIB – Bariri - SP.

Neste dia será apresentado os trabalhos desenvolvidos pela equipe do Grupo de Pesquisas da UINESP de Bauru que, sob a coordenação Prof. Dr. Adalberto da Silva Retto Júnior, foi responsável pela elaboração do Plano.

Com esta fase, a proposta do Plano Diretor da cidade de Bariri é encerrada pela Administração Municipal e encaminhada à Câmara de Vereadores através de minuta de Projeto de Lei para apreciação e votação pelos parlamentares baririenses.

A Administração Municipal, convida toda a população para participarem da apresentação e apreciação dos planos. De acordo com o Diretor de Obras, Marcio Nascimento, a audiência pública tem por objetivo a apresentação do trabalho desenvolvido juntamente com a empresa FEPAF para a reavaliação do Plano Diretor Municipal existente aprovado pela Lei 39/2006 e também do Plano de Mobilidade Urbana conforme estabelece a obrigatoriedade pela Lei Federal nº 12587/2012.

Um Plano Diretor Municipal, periodicamente avaliado e reavaliado, é um importante instrumento de planejamento, principal guia com que contará a Administração Municipal para orientar de forma integrada e sinérgica as transformações urbanas necessárias para que as futuras gerações encontrem o que precisam para viver bem: trabalho, educação, saúde e segurança, em cidades mais bonitas, mais amenas e socialmente mais justas.

Da mesma forma, a Política de Mobilidade Urbana é um tema que precisa ser discutido, priorizando as pessoas. É importante atentarmos que os planos devem ser tratados a longo prazo, pensando as cidades a cada 20 ou 30 anos, destacando que o transporte não motorizado – pedestres e ciclistas – e o transporte coletivo devem ser priorizados em relação ao transporte individual.

De acordo com a Prefeita Deo Marino, a Audiência Pública tem papel fundamental na validação do Plano e que a participação da população é grande valia demonstrando o interesse em acompanhar todo o processo e ajudar com informações pertinentes, declara ainda que o Plano Diretor Municipal, bem como o de Mobilidade Urbana, reforça o compromisso de melhorar o desenvolvimento urbano priorizando o respeito aos cidadãos baririenses.