25 FEV 2016
Vigilância Epidemiológica realiza a 1ª reunião da

A Administração Municipal e a Diretoria de Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores em parceria Defesa Civil, realizou nesta segunda-feira (22), às 17h, na Sala de Licitações, a 1ª Reunião Ordinária da Sala de Situação Municipal da Dengue contra a epidemia do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus.

Durante a reunião, que contou com a presença de representantes da Diretoria de Saúde, Mozart Marciano; Polícia Militar, Capitão Marcio Adriano Michelassi; Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores, Vania Ferrari; Diretoria de Infraestrutura e Defesa Civil, Domigos Portolani; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denise Dassie Felippi; Diretoria de Ação Social, Sônia Grigolin Maciel; Superintendência do SAEMBA, Luis Roberto Pitton; Diretoria Administrativo do SAEMBA, Waldis Regina; Setor de Fiscalização, Fernando Masson; Assessoria de Imprensa, Guilherme Mateus; foram elaboradas quais serão as ações do poder público e privado na luta contra o mosquito.

O Diretor do Serviço de Saúde, Mozart Marciano, iniciou explanando o objetivo da Sala de Situação Municipal de Dengue e informou que a referida Sala é uma ação realizada em todos os municípios do país. A Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores, Vania Marisa Romão Ferrari, expôs os trabalhos que o seu Setor está realizando no sentido de orientar para evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, acarretando assim o controle e diminuição da propagação da dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Segundo a chefe do setor, o fornecimento de inseticida para o controle de bloqueio de nebulização, para extermínio do mosquito vetor, é de responsabilidade da SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias, mas que o produto está em falta não havendo o repasse ao município. Apontou ainda que no Laboratório Adolfo Lutz, conforme notícia veiculada pelas mídias, há falta de kits para sorologia, que são utilizados na detecção de dengue através dos exames de sangue. Foi apresentado pelo Diretor de Saúde o Plano de Ação de Dengue do Município de Bariri para o ano epidemiológico 2015/2016. Colocou a necessidade de ser feita a comunicação das doenças compulsórias.

Durante a palavra livre, foi comentado sobre a situação de um terreno localizado no final do Bairro Jardim São Marcos, onde estão sendo depositados entulhos de toda espécie. O Fiscal Fazendário, representando o Setor de Fiscalização, Fernando Masson, informou que o proprietário pelo imóvel foi notificado pela Vigilância Epidemiológica Controle de Vetores sobre essa situação e que foram tomadas as providências cabíveis ao caso, notificação e autuação. Fernando Masson, também comentou sobre a situação dos carros abandonados em toda a cidade, o que gera um grande problema no município. Os participantes sugeriram a elaboração de um documento jurídico com relação às medidas que devem ser tomadas com urgência, Ação Civil Pública endereçada ao Promotor de Justiça solicitando recolhimento dos veículos abandonados em vias públicas e a partir daí dar a destinação correta dos veículos. Outro assunto em discussão foi os materiais recicláveis que os catadores de reciclagem acabam juntando em suas residências sem qualquer cuidado com relação as águas paradas, foi sugerido que seja elaborado um cadastro para esses trabalhadores com um prazo para que sejam os materiais recicláveis recolhidos sejam dispensados antes de virar um criadouro em potencial.

As reuniões da "Sala de Situação Municipal da Dengue" continuarão acontecendo mensalmente afim de mostrar a todos o trabalho realizado contra o mosquito Aedes aegypti e as ações de mobilização e conscientização da sociedade civil. A próxima reunião da sala, acontecerá no próximo mês de março, dia 22.

Bariri registra Índice de Breteau dentro do nível preconizado pelo Ministério da Saúde

Bariri continua dentro do nível de densidade larvária preconizado pelo Ministério da Saúde. A boa notícia é resultado do mais recente Índice de Breteau, levantamento que mede o nível de infestação de larvas do mosquito transmissor do vírus da dengue nos imóveis de todas as regiões da cidade. A avaliação apontou que o município registra o índice de densidade larvária.

0,5 – ou seja, aproximadamente apenas uma a cada 800 casas visitadas possuía larvas do Aedes aegypti.

Os dados foram coletados pela equipe de Controle Vetorial da Diretoria de Saúde do Município de Bariri na primeira quinzena de outubro 2015. Foram vistoriadas, 842 residências.