12 MAR 2015
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Bariri recebe capacitação em atração de investimentos da Investe SP
Representantes de 12 municípios participaram do encontro e apresentaram suas cidades;
Site atualizado, bom atendimento e equipe bilíngue são estruturas fundamentais

O diretor de Desenvolvimento Econômico Paulo Mellado representou a Prefeitura Municipal de Bariri no seminário sobre atração de investimentos realizado na sede da Investe São Paulo nesta quarta-feira, 11 de março. O 29º Encontro com Prefeituras Paulistas contou com a participação de representantes das cidades de Paraibuna, Bariri, Barretos, Promissão, Ferraz de Vasconcelos, Campina de Monte Alegre, Ribeirão Bonito, Divinolândia, Capão Bonito, Guarulhos, Dois Córregos e Catanduva.

Na abertura do encontro, o presidente da Investe SP, Juan Quirós, enfatizou a importância de os municípios se capacitarem para melhor atender aos investidores e principalmente mostrarem suas vocações. “Nosso trabalho é apresentar a melhor opção de local para uma empresa de determinado setor, seja ela nacional ou internacional. Se a Investe SP levar o investidor a municípios que tenham vocação natural para receber esses empreendimentos, ficará muito mais fácil conquistar esses projetos”, destacou.

Em seguida, o diretor presidente da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, apresentou as linhas de financiamento do Governo do Estado. “A Desenvolve é uma instituição financeira que tem as mesmas funções do BNDES, só que com atuação em nível estadual. Ou seja, trabalhamos com financiamento a longo prazo. Hoje comemoramos seis anos de atuação e, nesse período, já liberamos R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 350 milhões para o setor público”. Ele ainda ressaltou a importância da aproximação com as gestões municipais. “Reuniões como a de hoje permitem a interação com as prefeituras e a orientação para encaminhamento de pleitos de financiamento”, completou.

Seminário

Na segunda parte do evento, os representantes das prefeituras participaram de um seminário, no qual o diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, apresentou o trabalho da Investe SP.

A Investe SP defende que existem aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações em inglês, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e que seja capaz de atender prontamente o investidor. O município também pode, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal junto à Câmara Municipal.

Inteligência

O diretor da Investe São Paulo ressaltou que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo.

A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da Agência elencam as cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

Foi para isso que a agência estadual lançou recentemente a Área das Prefeituras, uma área do portal da Investe São Paulo de acesso exclusivo das prefeituras paulistas. Por meio dessa ferramenta, as gestões municipais podem cadastrar os terrenos a serem apresentados aos investidores e informar questões relativas à legislação tributária municipal, plano diretor, além de mapear os investimentos anunciados nas 645 cidades.

Pequenos e médios

Os dirigentes municipais puderam conhecer também a ferramenta online www.encontreumsocio.com. O site permite que empreendedores busquem parceiros em diversos segmentos, para que, juntos, desenvolvam novos negócios no Estado de São Paulo.

O objetivo é ajudar o empreendedor paulista – especialmente o de pequenas e médias empresas – a encontrar sócios, investidores, representantes, distribuidores e parceiros para transferência de tecnologia em qualquer setor da economia e em qualquer lugar do País e do mundo.

Encontros com municípios

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a Agência Investe São Paulo está promovendo uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas 29 reuniões, com mais de 430 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3100-0352. Saiba mais sobre a Agência Paulista de Promoção de Investimentos no site: www.investe.sp.gov.br.