“O horário diferenciado contribui para adesão do público feminino”,
avalia a enfermeira da Nova Bariri, Maria Elisa Fanton
A Campanha de Exame Papanicolau segue sendo realizada em Bariri, como parte das ações do Mês da Mulher. Nesta quinta-feira (13), o atendimento em horário especial será no PSF1, até as 20 horas.
Para serem atendidas, as mulheres devem apresentar cartão SUS e CPF.
O atendimento às mulheres em horário estendido foi definido pela Diretoria de Saúde pensando naquelas que trabalham e não conseguem comparecer em horário comercial.
As próximas unidades de saúde a oferecerem o Papanicolau em horário especial são:
- PSF 2: No dia 14 de março, as 16 às 20 horas;
- PSF 4: No dia 19 de março, das 16 às 20 horas.
No último dia 11 de março, a ação aconteceu na UBS Nova Bariri e foram colhidos 46 exames. “Consideramos que a campanha foi um sucesso! O horário diferenciado contribuiu para adesão do público feminino”, avalia a enfermeira da Nova Bariri, Maria Elisa Fanton.
O exame deve ser feito por todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, especialmente entre os 25 e os 59 anos; deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação.
Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos com resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.
FOTOS:
No último dia 11 de março, o exame Papanicolau foi oferecido na UBS Nova Bariri e foram colhidos 46 exames (Fotos: UBS Nova Bariri)