32º Previsão para hoje (07 de maio) 07 de maio
04 SET 2023
SAÚDE
Seis funcionários da Creche Escola Profª Nelly Chidid positivaram para covid-19 e conjuntivite

Como medida de precaução, eles foram afastados de suas atividades

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Esporte, informa que seis funcionários da Creche Escola Professora Nelly Chidid positivaram para covid-19 e conjuntivite e foram afastados de suas atividades.

A possibilidade é de que seja uma infecção em decorrência de uma nova variante de covid-19, a Arcturus, que tem como um de seus principais sintomas a conjuntivite, sobretudo em crianças. Porém, a confirmação para a variante Arcturus só poderá ser feita após a realização de exames específicos.

Mesmo assim, a recomendação da Prefeitura Municipal é para que os pais fiquem atentos aos sintomas apresentados pelas crianças e, quem puder, não mandar os alunos esta semana para a escola.

Variante

A manifestação clínica frequente nas infecções por esta nova variante, que é a conjuntivite, tem como principais sinais e sintomas queimação, prurido, sensação de corpo estranho na vista (inicia-se unilateral e pode envolver o outro olho alguns dias depois), lacrimejamento, hiperemia (alteração na circulação sanguínea), edema palpebral e pontos de hemorragia subconjuntival.

Dentre os cuidados necessários recomenda-se evitar colocar as mãos nos olhos; não coçar os olhos; lavar as mãos com frequência com água e sabão; não compartilhar toalhas, travesseiros, almofadas, maquiagens, cosméticos e colírios; fazer a compressas com água gelada (previamente filtrada e fervida) ou com soro fisiológico. A hidratação da mucosa nasal pode facilitar a drenagem e abreviar a recuperação.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024