Os professores da Educação Especial estão participando de encontros
formativos; os alunos conheceram alguns recursos que são
utilizados com os autistas na rede municipal de Educação
Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado mundialmente o Dia de Conscientização do Autismo. Para marcar a importância da data, a Diretoria de Educação de Bariri está trabalhando o tema com os professores em todos os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs) de 25 de março a 16 de abril.
Ainda, para 2024, o tema é “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites!” e, neste dia 2 de abril, como forma de celebrar a data, cada unidade escolar desenvolveu uma ação junto aos alunos. No decorrer do dia, foram realizadas atividades com os estudantes, para que pudessem conhecer a sala de recursos e alguns recursos que são utilizados com os autistas na rede municipal de Educação.
A diretora de Educação, Silmara Cócia Beltremi, informou que a rede municipal atende 56 alunos autistas. “Os alunos estão matriculados na rede regular de ensino e são acompanhados por professores especialistas que, juntamente com os professores da sala regular, auxiliam no seu desenvolvimento pedagógico, garantindo o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas características, necessidades, habilidades ou diferenças”, pontuou Silmara.
Além disso, os professores da educação especial estão participando de encontros formativos com os temas “Estratégias de Ensino para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista)” e “Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa”.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Em 2007, a ONU decretou todo 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi escolhida com o objetivo de levar a informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno, tão abrangentes que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam.
A campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano vem com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Esse tema vem acompanhado pela hashtag #AutismoValorizeCapacidades, incentivando a sociedade a olhar além das dificuldades comumente associadas ao autismo e a valorizar o potencial único de cada indivíduo.
Fotos: Educação