12 MAI 2023
Bariri terá Ambulatório da Dengue a partir da próxima semana
Foto Noticia Principal Grande
O Ambulatório da Dengue para pacientes com sintomas moderados será instalado na “Casa Rosa”, à Rua Campos Sales, 632 (Fotos: Silvana Paiva)

Com o aumento dos casos nas cidades da região, já era
esperado pela equipe de Saúde a crescente em Bariri

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, começará a ofertar o teste rápido para diagnóstico de dengue, cuja necessidade será determinada por profissional de saúde após eliminar outras causas para os sintomas apresentados. A data provável para o início do atendimento do Laboratório da Dengue é o dia 15 de maio, próxima segunda-feira.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, existem quatro grupos de classificação de risco para dengue e apenas a partir do grupo B será aplicado o teste, o que será identificado pelo profissional da área.

Portanto, diante do aumento do número de casos no município e para conseguir atender a toda essa demanda, o Ambulatório da Dengue para pacientes com sintomas moderados será instalado na “Casa Rosa”, à Rua Campos Sales, 632, Centro, já conhecida por sediar o Ambulatório de Covid-19, que permanece atendendo esses casos no mesmo local.

A respeito do aumento de casos positivados de dengue em Bariri, a enfermeira Neusiely Podanoschi, da Vigilância Epidemiológica, e a médica Fernanda Chain, da Saúde, esclareceram a situação da doença no município e orientaram a população sobre as atitudes de prevenção.

Segundo Neusiely Podanoschi, com o aumento dos casos nas cidades da região, já era esperado pela equipe de Saúde a crescente em Bariri. “Hoje estamos com cerca de 45 casos confirmados, mas a tendência é que os números continuem a aumentar nas próximas três semanas”.

Para lutar contra esse problema, a enfermeira chama a atenção para a necessidade da população estar sempre ativa quanto a não deixar água parada. “As pessoas acham que é sempre o vizinho, no meu quintal nunca tem água parada, é sempre limpo. A dengue é uma doença populacional. A gente precisa de todos para combatê-la”, pontua.

Neusiely ainda destaca que o bairro de Bariri que apresenta mais casos no momento é o Centro, o que se deve à quantidade de imóveis antigos e fechados. A enfermeira explica que, quando um caso é identificado, o ideal é que a casa do contaminado e as casas vizinhas recebam a Vigilância Epidemiológica para inspeção e eliminação dos focos de transmissão. “Agora, se as casas vizinhas estão fechadas, a efetividade do combate diminui”.

Sobre o famoso “fumacê”, Neusiely informa que é provável que chegue em breve, mas alerta que há outros métodos melhores. “A eficácia do fumacê é baixa, há maneiras melhores de combater a dengue. O correto é entrar na residência, pulverizar. O bloqueio de criadouro é mais eficaz que nebulização”, explica.

Já a médica Fernanda Chain alerta que quando alguém apresentar os primeiros sintomas, sendo estes, geralmente, dores no corpo, olhos e cabeça e febre, o ideal é procurar as Unidades de Saúde do município. “Dengue não tem tratamento, apenas cuidados, e é necessário ficar alerta aos sinais de alarme. Os profissionais de saúde sabem o que o paciente necessita. Por isso é importante procurar atendimento”, orienta.

Fernanda ainda esclarece que os pacientes precisam de encaminhamento para serem atendidos no Ambulatório da Dengue, sendo necessário antes ir a uma Unidade de Saúde. “Os pacientes do Centro de Saúde, do Centro de Diagnose, do PSF2 e do Soma 2, por os prédios estarem em reforma, terão acesso mais fácil ao Ambulatório. Basta ir a uma dessas unidades que o encaminhamento é rápido e facilitado. As demais unidades têm capacidade de atender ali mesmo, encaminhando apenas alguns casos que requerem maior atenção”, informa a médica.

Então, a previsão é que o Ambulatório da Dengue comece a funcionar na próxima semana, provavelmente na segunda-feira, dia 15. Ainda assim, a médica alerta que a melhor maneira de combater a dengue é prevenindo. “Nós todos temos responsabilidade no combate à dengue. Temos nosso papel, com a gente, com a nossa família e com os nossos vizinhos. Não deixe objetos que acumulem água, seja dentro ou fora de casa”, finaliza.