Para coroar esse trabalho, a Escola Joseane conquistou o primeiro lugar no concurso de exposições promovido pela organização do evento
"Abra a porta pra cultura e veja o mundo sem preconceitos"! Esse foi o título do projeto desenvolvido para abordar as questões raciais na escola, na casa dos alunos e nas ruas da comunidade da EMEF “Profª Joseane Bianco”.
Ao participarem da 5° Feira Cultural da Associação Quilombo de Bariri, a equipe e seus alunos tiveram a oportunidade de expandir essa comunicação com a comunidade, pois levaram para um público maior os conhecimentos e saberes que discutiram durante o ano de 2025, acerca da questão racial no Brasil contemporâneo à luz da verdadeira história do povo negro brasileiro. Nessa ocasião, os alunos montaram uma "casinha", feita de papelão e revestida com os trabalhos que resultaram de seus estudos, para que os visitantes interagissem com as linguagens exploradas durante o projeto.
Segundo educadores, foi uma experiência importantíssima, pois os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar seus trabalhos sendo prestigiados e ainda contribuíram na luta antirracista, enquanto desenvolviam, também, habilidades de comunicação que muito lhes serão úteis em sua vida.
Para coroar esse trabalho, a Escola Joseane conquistou o primeiro lugar no concurso de exposições promovido pela organização do evento, destacando o reconhecimento de que desenvolvem um trabalho consolidado no campo da educação étnico-racial.
A equipe agradece o apoio, empenho e dedicação de alunos, educadores, familiares de alunos, funcionários da escola, comunidade e diretoria de educação, pois todos colocaram um pouco de si na construção da "casinha da vila", a qual abrigou um pouco da história do povo negro do Brasil e um pouco da história de cada um de nós brasileiras e brasileiros.
Fonte: Ascom Prefeitura de Bariri
Autor: Wagner Carvalho - Pão na Chapa Comunicação
Local: Bariri