22 SET 2022
Saúde de Bariri promove atividades preventivas ao escorpião
Foto Noticia Principal Grande
Os agentes comunitários de saúde percorreram todas as Unidades de Saúde, para orientação dos pacientes e dos servidores públicos de cada local (Fotos: Saúde)

Os agentes comunitários de saúde percorreram todas as Unidades de Saúde,
para orientação dos pacientes e dos servidores públicos de cada local

A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri intensifica o alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir acidentes com escorpiões. São realizadas atividades rotineiras junto à população e às unidades de Saúde para orientação sobre como evitar a proliferação do animal peçonhento e sobre as medidas a serem tomadas no caso de alguém ser picado.

Na última semana de agosto, por exemplo, foi realizada a Semana de Combate ao Escorpião, período em que os agentes comunitários de saúde percorreram todas as Unidades de Saúde (Estratégia Saúde da Família - ESF), para orientação dos pacientes e dos servidores públicos de cada local.

Entre as orientações, estão algumas informações sobre os hábitos desses animais. Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ficando durante o dia em locais sombreados e úmidos, embaixo de troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos, cascas de árvores velhas, construções, frestas de muros, e não são agressivos. Ocasionalmente, eles se dirigem às casas à procura de abrigo. Os acidentes acontecem em geral quando se mexe onde os escorpiões estão escondidos, pois eles se sentem ameaçados, e, por instinto, atacam para se defender. Dentro de casa, os lugares mais comuns para os animais se esconderem são as roupas ou calçados.

Segundo a diretora de Saúde, Marina Prearo, quando a pessoa for picada pelo escorpião, as medidas de primeiros socorros devem ser: lavar o local da picada; usar compressas mornas para o local da dor; e procurar o serviço médico mais próximo.

“A situação em Bariri não requer pânico. Temos que nos prevenir e evitar a proliferação do escorpião. Em caso de dúvida, o mais indicado é buscar orientações junto à Vigilância Epidemiológica do município, pelo telefone (14) 3662-5783”, destaca a diretora.