13 JUL 2022
SAÚDE
Saúde de Bariri chama a atenção para o “Julho Amarelo”: Mês de luta contra as hepatites virais

O diagnóstico precoce de hepatites virais favorece o início
do tratamento, acessível a todos pelo Sistema Único de Saúde

A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri alerta para prevenção e cuidados com as hepatites virais, por ocasião do “Julho Amarelo”.

No entanto, não só no decorrer desse mês, mas durante todo o ano, são realizadas testagens gratuitas em todas as Unidades de Saúde para as hepatites, de acordo com a informação da diretora Marina Prearo.

“Em nosso município, as testagens são realizadas gratuitamente nas Unidades de Saúde para as Hepatites B e C. No caso de pacientes acometidos do agravo da doença, eles são acompanhados em Jaú, que é a referência para Bariri”, esclarece.

A diretoria orienta que o diagnóstico precoce de hepatites virais favorece o início do tratamento, acessível a todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A campanha Julho Amarelo é o período do ano em que as ações contra as hepatites virais ganham maior visibilidade. Criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais é 28 de julho. Contudo, todo o mês visamos conscientizar a população de Bariri sobre as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento destas doenças”, informa Marina Prearo.

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei no 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. As hepatites virais mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Formas de contágio

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer Unidade de Saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.