13 JUL 2022
Proerd forma mais de 300 alunos em Bariri
Foto Noticia Principal Grande
Foram realizadas em Bariri as formaturas de 320 alunos da rede municipal de Educação que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd (Fotos: Silvana Paiva)

“À garotada, desejo que permaneçam firmes nos ensinamentos, dizendo,
sempre, não às drogas, não à violência”, afirma o prefeito Abelardinho

Foram realizadas em Bariri as formaturas de 320 alunos da rede municipal de Educação que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd.

As cerimônias aconteceram no Clube da Melhor Idade, na última semana de junho, e contaram com a presença dos alunos, pais, professores, coordenadores, autoridades locais como o prefeito Abelardo Maurício Simões Filho, a diretora municipal de Educação, Stefani  Borges, e representantes da 3ª Companhia da Polícia Militar de Bariri.

As atividades do Proerd são desenvolvidas em parceria entre a Diretoria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio 3ª Companhia da Polícia Militar de Bariri.

Para o prefeito Abelardinho, a importância do Proerd está na orientação correta das crianças e adolescentes visando a um futuro e estilo de vida saudáveis.

“É sempre emocionante poder participar das formaturas do Proerd em nossa cidade. Durante o primeiro semestre, esses 320 alunos receberam informações sobre os malefícios das drogas, orientações para não praticar a violência e para que tenham condições de manter estilo de vida saudável, com noções de cidadania e cultivando boas amizades e ações positivas. Gostaria, portanto, de agradecer aos instrutores do Proerd e à Polícia Militar de Bariri, bem como aos professores, pais e responsáveis, por todo o trabalho e dedicação junto aos nossos alunos. E à garotada, o desejo de que permaneçam firmes nos ensinamentos, dizendo, sempre, não às drogas, não à violência”, afirma o prefeito Abelardinho.

No decorrer das formaturas, a EMEF Prof. Euclydes Moreira da Silva deu início às comemorações. Em seguida, foi a vez dos alunos da EMEF Profª Julieta Rago Foloni comemorarem a conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas. Já no dia 29 de junho, ocorreu a solenidade de formatura da EMEF Profª Rosa Benatti. Por fim, a EMEF Profª Angela Maria Prearo Fortunato encerrou a semana de comemorações, no dia 30 de junho.

Sobre o Projeto

O Proerd é um programa de educação preventiva ao consumo de substâncias químicas ilícitas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários. As lições objetivam ao desenvolvimento da autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao seu convívio.

É eminentemente preventivo, estratégico, e o principal intuito é educar os alunos em seu meio natural (a escola), sob instrução de policiais militares fardados e professores. Dá ênfase especial aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental – são apresentados os efeitos das drogas e ensinadas as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Os instrutores são auxiliados pelo livro do estudante Proerd e contam com ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores dos ideais do programa às demais salas de aula. Também é incentivada a participação dos pais, que levam o aprendizado às suas famílias.

O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidade.