33º Previsão para hoje (05 de maio) 05 de maio
06 JUL 2022
SAÚDE
Vigilância Epidemiológica de Bariri faz mais uma ação de captura noturna de escorpião

As ações noturnas acontecem uma vez ao mês em
ambientes públicos e são realizadas por agentes
de combate a endemias

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Saúde de Bariri fez mais uma ação de captura noturna de escorpião. As ações noturnas acontecem uma vez ao mês, durante todo o ano, em ambientes públicos e são realizadas por equipe composta pelos agentes de combate a endemias.

A diretora de Saúde, Marina Prearo, informa que o objetivo é a captura mecânica do maior número de animais, visando a diminuição dessa população. “O trabalho é realizado à noite porque os escorpiões têm hábitos noturnos e a utilização de lanterna de luz negra facilita na identificação dos artrópodes”, esclarece a diretora.

Lembrando que algumas espécies de escorpiões são extremamente adaptadas a ambientes alterados pelo homem e esses animais desempenham papel importante no equilíbrio ecológico como predadores de outros seres vivos, devendo ser preservados na natureza. Já nas áreas urbanas, medidas devem ser adotadas para que seja evitada a sua proliferação, por meio de ações de controle, captura (busca ativa) e manejo ambiental.

“É necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e, consequentemente, a morbimortalidade”, informa Marina Prearo.

As medidas de controle e manejo populacional de escorpiões baseiam-se na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.

Controle químico funciona?

O controle químico de escorpiões não funciona. O hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz, pois impedem que o inseticida entre em contato com o escorpião.

A aplicação de produtos químicos de higienização doméstica não é indicada por causarem o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação desses produtos, aumentando o risco de acidentes. Além disso, cria-se a falsa sensação de proteção por parte dos moradores que acreditam que o problema foi resolvido, passando a negligenciar o trato com o ambiente.

“Seguimos as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde, em que nós não aconselhamos a utilização de produto químico no controle de escorpião. Porque são animais bastante evoluídos, têm resistência muito grande e vários órgãos sensoriais que ajudam eles a se desenvolver”, disse a diretora de Saúde de Bariri

Orientações

As principais medidas para evitar o aparecimento de escorpiões nas residências são basicamente: manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados; eliminar fontes de alimento para os escorpiões (baratas).

Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos escorpiões e outros peçonhentos.

“Em caso de picada de escorpião, a orientação é procurar o serviço de emergência imediatamente, principalmente quando as crianças são as vítimas”, orienta a diretora Marina.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024