Evento aconteceu no Museu Mario Fava, onde há um Ford T
que percorreu 27 mil quilômetros em expedição pelas Américas
Começou na manhã desta quarta-feira, 18, a edição 2022 do raid de regularidade 1000 Milhas Históricas Brasileiras, com largada no posto Frango Assado, localizado no km 34 da Rodovia dos Bandeirantes, em Caieiras, na Grande São Paulo.
O raid de regularidade visitou Bariri na tarde desta quarta-feira (18), com a presença do prefeito Abelardinho, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anai Simões, do historiador e escritor baririense José Augusto Barboza Cava, do presidente do MG Club, Fernando Pimentel, dos pilotos participantes, organizadores do evento, autoridades locais e dezenas de pessoas da comunidade baririense, todos encantados com os automóveis clássicos de épocas tão diferentes.
Antes, na terça-feira (17), os participantes reuniram-se no Boulevard Iguatemi São Paulo, para confraternização pré-largada, vistoria e adesivagem dos 27 carros inscritos, que chamaram a atenção dos frequentadores do shopping center.
Desta vez, a prova estreia um novo formato: cada dia terá um percurso diferente. Nesta quarta-feira, os participantes seguiram para Bariri e visitam o Museu Mario Fava, onde há um Ford T que percorreu 27 mil quilômetros em expedição pelas Américas.
Depois, eles seguem para o Santa Clara Eco Resort, no município de Dourado, na região de São Carlos, base do evento, de onde partirão para as outras três provas.
Na quinta-feira, 19, o roteiro terá uma parada em Orlândia, com visita ao Museu Agromen. O percurso da sexta-feira, 20, terminará em Barra Bonita, e será seguido de passeio de barco pelo rio Tietê. No sábado, 21, o último dia, a prova será encerrada no mesmo local da largada, em Dourado.
O resultado de cada dia desse raid de regularidade será baseado na menor quantidade de pontos perdidos na estrada devido ao atraso ou adiantamento dos carros na passagem pelos postos secretos estabelecidos pela cronometragem. Os quinze primeiros colocados de cada dia marcam pontos na seguinte escala: 25, 20, 16, 13, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.
Será considerada vencedora das 1000 Milhas Históricas Brasileiras a dupla que somar mais pontos de acordo com os resultados finais de cada dia. Em caso de empate na pontuação final, ficará com a melhor colocação a dupla que marcar mais pontos no último dia. Persistindo o empate, serão apurados outros dois critérios: o ano de fabricação do automóvel e, por fim, a cilindrada do motor, com vantagem para o mais antigo e o de menor cilindrada, respectivamente. A ordem de largada segue sempre a de numeração dos carros, independentemente do resultado do dia anterior ou da classificação provisória da prova.