31 MAR 2022
Bariri está no Novo Mapa do Turismo Brasileiro
Iniciativa norteia a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor.

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.

Bariri cumpriu os critérios obrigatórios do MTUR e está entre as 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas que foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

Em menos de dois meses, entre fevereiro e março de 2022, a plataforma SISMAPA - Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro - recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. No caso de Bariri, estes dados foram enviados pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de acordo com o diretor da pasta, Flávio Coletta.

Foram aprovados os municípios e Regiões Turísticas do Estado de São Paulo que cumpriram os critérios obrigatórios da Portaria MTUR nº 41/21, nesta primeira fase de homologação no Mapa do Turismo Brasileiro 2022.

O Grupo de Análise, formado por quatro técnicos, analisou e revisou as informações e documentos das 47 Regiões Turísticas e dos 469 municípios cadastrados no SISMAPA - Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo homologados nesta primeira fase, 33 Regiões Turísticas e 140 municípios.

“Esses registros que fizemos do município de Bariri foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo”, informou Coletta.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

“Bariri está classificada na categoria D, na região turística ‘Caminhos do Tietê’”, esclareceu o diretor Flávio Coletta.