13 SET 2017
TURISMO
Bariri entrega Plano Diretor de Turismo e está mais perto de receber investimentos estaduais

A Administração Municipal por meio da Diretoria de Turismo e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo realizou na manhã desta quarta-feira (13), a entrega do Plano Diretor Turístico de Bariri atualizado e finalizado ao deputado estadual Chico Sardelli, autor do projeto de lei nº 505/2017, publicado dia 23 de junho de 2017 (http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000047326) que classifica Bariri como Município de Interesse Turístico.

O projeto é parte integrante do processo de tornar Bariri um município de interesse turístico e tem como objetivo realizar levantamento dos estabelecimentos ligados ao Turismo da cidade, além de sugerir ações que, a longo prazo, podem desenvolver o setor.

No dia 16 de agosto, a Administração Municipal, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Turismo e a Agência de Comunicações ECA Jr. da Universidade de São Paulo assinaram o contrato do projeto de atualização do Plano Diretor Turístico da cidade no gabinete do prefeito.

De 16 a 18 de agosto, os diretores da agência ECA Jr. visitaram todos os estabelecimentos de alimentos e bebidas (bares e restaurantes), hotéis, associações, agências de viagem, espaços de lazer e clubes para aplicar o questionário de oferta como etapa do trabalho de campo do projeto, que servirá como base para desenvolver futuras ações voltadas para o turismo na cidade.

A ECA Jr. é a empresa júnior formada por estudantes de Turismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas dos três cursos da graduação e que, tem como objetivo levar aprendizado aos alunos na prática através do desenvolvimento de projetos das respectivas áreas.

Chico Sardelli se colocou à disposição para dar todos os encaminhamentos necessários junto ao Governo do Estado para que Bariri receba o reconhecimento estadual. “O município tem muitas atrações turísticas e um povo acolhedor. Com a classificação de MIT poderá receber recursos de até R$ 650 mil por ano para investimentos na infraestrutura turística”, comentou o deputado estadual.

No início da gestão o prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo retomou os trabalhos do Setor de Turismo, com a criação da nova comissão do COMTUR - Conselho de Turismo de Bariri e atualização do Plano Diretor de Turismo, que garante a captação de recursos para fomentação turística do município.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento e Turismo Vicente Sérgio Barbieri Júnior, o plano é o documento que vai nortear as políticas públicas para o turismo pelos próximos anos, sendo de extrema importância para a cidade.

O próximo passo é a avaliação da Secretaria Estadual do Turismo e seus técnicos para validarem a proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto. Aprovado o projeto, ele é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.

O turismo no Estado movimenta até 56 setores da economia. Gera um milhão de empregos diretos e dois milhões indiretos. São Paulo é único Estado com políticas públicas voltadas à atividade turística, tratado como vetor de desenvolvimento social e econômico. O modelo possibilita estar na vanguarda do turismo nacional.

Por isso, desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu Tesouro, através do Fundo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), para 70 municípios estâncias. Quase R$ 1,2 bilhão foi investido em 1.461 convênios para obras e ações de interesse turístico entre 2011 e 2016.