07 NOV 2016
Ação Social realiza 6º Mutirão de Peso e Medida do Bolsa Família

No último sábado (5), a equipe da Diretoria de Serviço de Ação Social e da Saúde se uniram para realização de mais um Mutirão de Peso e Medida para beneficiários do Programa Bolsa Família.

O evento acontece semestralmente e tem como objetivo e acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos além de identificar as gestantes.

O acompanhamento na área da saúde é condicionalidade para que o beneficiário mantenha o benefício, portanto, aqueles que não puderam comparecer ao Mutirão, devem procurar o mais rápido possível o Serviço de Ação Social (Rua Camilo Resegue, 68), entre 8h e 14h, para não ficar em descumprimento com o programa social do Governo Federal.

“O Programa Bolsa Família é destinado para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que transfere um benefício financeiro mensal, calculado de acordo com a renda e composição familiar. A inclusão é sistematizada, realizada pelo Governo Federal. Após a inserção, as famílias devem assumir alguns compromissos para se manter no Programa: atualização periódica do cadastro, frequência escolar de no mínimo 85% para crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, e 75% para adolescentes de 16 e 17 anos, e realizar o acompanhamento do peso e medida semestralmente. Aproveito ainda, para esclarecer que o Cadastro Único é feito com base na autodeclaração da família- critério este definido pelo governo federal, e estamos passando por um período de “pente-fino”, as informações prestadas estão sujeitas ao cruzamento de dados com outras bases de dados do governo. Portanto, é de extrema importância que as famílias prestem informações verdadeiras, para evitar futuros problemas”, explica a responsável pelo Programa Bolsa Familia no Município de Bariri, Suzane Gabia Dinis.

“Além desse acompanhamento, há todo um trabalho realizado pela equipe do CRAS, onde são realizadas reuniões mensais com as famílias, são trabalhados temas que contribuem para a superação da situação de vulnerabilidade em que se encontram, contudo, a participação dos beneficiários é fundamental para que aconteça a transformação social em suas vidas, visto que o benefício não é vitalício, e sim pelo tempo em que a família for perfil do Programa.” comenta Sônia Grigolin Maciel, diretora de Ação Social do município.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3662-8477 (Serviço de Ação Social).

Colaborou: Equipe do Serviço de Ação Social