33º Previsão para hoje (18 de maio) 18 de maio
17 ABR 2015
Atividades debatem direitos das crianças e dos adolescentes

Bariri realizou, nos últimos dias, conferências municipais destinadas a debater os direitos das crianças e dos adolescentes. As atividades, promovidas pela Diretoria de Ação Social do Município em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, fazem parte de processo, que ocorre em todo o país, com o objetivo de avaliar e propor melhorias nas políticas públicas dirigidas aos indivíduos dessa faixa de idade.

Na segunda feira (13 de abril) aconteceu a II Conferência Lúdica, que contou com a participação de representantes do poder público municipal, de escolas estaduais e da rede municipal de educação, e de jovens que participam de projetos sociais que funcionam em Bariri. A atividade foi iniciada com a apresentação de dinâmicas conduzidas pelo assistente social Willian Fernando Boudakian de Oliveira, que gerencia projetos com adolescentes na cidade de São Paulo; teve debate e apresentação de de reivindicações para a melhoria da política dirigida às crianças e aos adolescentes; e escolheu os estudantes Aparecido Barbosa Júnior e Bruna Gonçalves dos Santos para representarem Bariri na Conferência Regional.

Na terça feira (14 de abril) aconteceu a X Conferência Convencional dos Direitos da Criança e do Adolescente, voltada aos profissionais que atuam na rede sócioassistencial para crianças e adolescentes. Participaram representantes da Diretoria de Ação Social, do CRAS, do CREAS, do Espaço Amigo I e II, das escolas municipais e estaduais, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Centro de Promoção Social (CPS), da APAE e do poder judiciário.

O debate da atividade da terça feira foi animado pela professora Fernanda Varandas Mussi, da cidade de Igaraçu do Tietê, que fez uma explanação da trajetória da criança e adolescente, a nível mundial e nacional, com ênfase na conquista de direitos. Foram escolhidos os representantes (titulares e suplentes) na Conferência Regional. Pelo poder público foram escolhidos Denise Ramos (titular) e Lucas Santos Silva (suplente). Como representantes da sociedade civil foram eleitos João Cardoso Domingos Leonel (titular) e João de Barros Neto (suplente).

Sônia Gregolin Maciel, diretora de Ação Social de Bariri, destacou a participação de adolescentes e de representantes de entidades assistenciais nos eventos, e explicou que "a conferência é uma ótima oportunidade de obter conhecimento, fazer reflexões e fortalecer a rede, através do contato, troca de informações e experiências”. A prefeita Deo Marino, presente na abertura da Conferência Lúdica, afirmou que "é muito importante a mobilização da comunidade, para a ampliação dos direitos já conquistados, e para a consolidação do trabalho que já está sendo desenvolvido".

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024