07 ABR 2016
Setor de Saúde de Bariri promove ação de prevenção a H1N1
Em ação de prevenção, a Administração Municipal por meio da Diretoria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira dia 7, uma reunião com a equipe gestora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Bariri, para esclarecer a toda a população que a cidade não registrou casos confirmados da gripe H1N1 (Influenza A), mas medidas preventivas já estão sendo adotadas pelos órgãos responsáveis. Desde o início da semana já começaram a ser distribuídos nas unidades de saúde do município, máscaras de proteção para parte do rosto (boca e nariz) e uso do álcool em gel, em virtude da gripe H1N1, que neste período despontou de forma nacional como surto. Embora a cidade não tenha registrado casos confirmados, apenas alguns suspeitos que estão em análise, a medida preventiva já é adotada. Essa prática de prevenção hoje é comum por parte da Diretoria de Saúde em toda e qualquer situação de risco à nossa população.

De acordo com o Diretor de Saúde, Mozart Marciano, "o usuário que apresentar síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo), deve procurar primeiramente as UBSs (Unidade Básica de Saúde) ou PSFs (Programa Saúde da Família) mais próximos de sua casa para um diagnóstico inicial da doença. Procure o Pronto Socorro somente em caso de encaminhamento pelas unidades de saúde municipais ou particular, pois 90% dos pacientes atendidos pelo hospital não são suspeitos do vírus Influenza A, são pacientes atendidos com gripe ou algum problema respiratório comum nesta época do ano, mas ao frequentar locais com grande fluxo e concentração de pessoas a chance de apenas uma (1) pessoa infectada causar contaminação é alta. A sobrecarga no Pronto Socorro pode ser um risco e não uma solução, pois não temos casos confirmados. Mas diante dos acontecimentos, principalmente no Estado de São Paulo, a ação preventiva é necessária," disse o diretor.

Além desta proteção, toda orientação de prevenção é dada aos pacientes, como o uso do álcool em gel nas mãos e que as pessoas façam a higienização. A Diretoria de Saúde também informou que os casos suspeitos serão encaminhados para a Santa Casa que fará a triagem do paciente, com raio x do tórax, exames clínicos e de sangue.

Campanha de Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Influenza terá a primeira etapa com início no dia 30 de abril, em que serão vacinados todos os profissionais de saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais de idade e as gestantes, pessoas com morbidades, puérperas (mulheres que deram a luz) e os indígenas.