31 MAR 2016
Educação e Saúde lançam campanha Zika Zero na rede municipal de ensino

Para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no município, a Diretoria de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores), em conjunto com a Diretoria de Educação , colocou em sua grade de planejamento em todas as escolas municipais, creches e Emeis o Projeto ZikaZero.

A iniciativa objetiva combater o mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, febre chikungunya e zika, esta última associada a casos de microcefalia em bebês. A ação idealizada pelo Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo mobilizar estudantes, professores e servidores da educação de todo o País para os riscos da epidemia. Para isso, serão promovidas atividades integradas com outras instituições.

Foi iniciado no dia 11 de março com os alunos da Creche Rachel de Queiroz, que receberem orientações básicas sobre como as doenças são transmitidas, sintomas, soluções de combate ao foco do mosquito, entre outras informações importantes no combate à doença. O encontro tem o objetivo de ensinar as crianças e fazê-las propagarem o aprendizado para seus familiares e amigos, contribuindo assim ao combate do mosquito transmissor.

A dinâmica para entreter as crianças contou com apresentação de um filme em desenho com os personagens da PEPPA PIG, abordando sobre os sintomas da doença e apresentação da solução que é procurar um médico.

Com a participação dos Agentes Epidemiológicos e Agentes de Saúde, foi destacados os cuidados de prevenção, higiene nas residências,e principalmente o cuidado com a água parada e recipientes vazios.

Todas as crianças estavam com uma viseira no formato do mosquito e puderam interagir com personagem vestido de mosquito intitulado de "Dengão".

De acordo com a Diretora de Educação, Dinora Musegante, “o problema precisa ser encarado por todos nós no enfrentamento da situação e para isso é importante o processo de conscientização de todos para que a ajuda de cada um todos sejam beneficiados. Começamos aqui na Creche Rachel de Queiroz, mas  todas as unidades escolares estão envolvidas em ações coletivas para o maior alcance dos resultados obtidos com as ações de nossos estudantes”, destacou a Diretora.

Segundo a Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Bariri, Vania Ferrari, “pudemos orientar as crianças sobre o que viram e ouviram com relação ao tema, principalmente quanto a água parada, evitando assim qualquer tipo de proliferação da doença em sua casa”, explicou.

“Os agentes da vigilância epidemiológica - controle de vetores em conjunto com os agentes de saúde continuam visitando as residências em busca de possíveis criadouros. Porém, precisamos agora da participação da população, recebendo nossos agentes e realizando vistoria pelo menos uma vez por semana em suas casas”, comenta Vania Ferrari.

A melhor maneira de combater a dengue é a prevenção e para isso a Vigilância Epidemiológica (Controle de Vetores) vem promovendo um trabalho de conscientização e de esclarecimento sobre a doença em toda a cidade com mutirões de limpeza, arrastões, e orientação os estudantes acerca da prevenção e do combate ao mosquito, pois se o mosquito não nasce, não temos a doença.