28 JAN 2016
Bariri assina convênio para instalação de três novos Telecentros
A Administração Municipal, representada pela Prefeita Deo Marino celebrou convênio com o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no final do ano passado, dia 31. Através do convênio o Município de Bariri receberá o valor de R$ 100.000,00 (cem mil) com um valor de contrapartida do município de R$ 7.802,95 (sete mil, oitocentos e dois reais e noventa e cinco centavos) para instalação, compra de equipamentos de informática e mobiliário em geral. Trata-se da implantação de três novos espaços de inclusão digital no município de Bariri por meio de Telecentros. A Prefeita Deo Marino ressaltou que “os telecentros são importantíssimo, pois levará informação, educação e cidadania a todos os cidadãos que utilizarem o projeto”.

Os novos telecentros de Bariri serão instalados em diversos bairros da cidade e que possuam estrutura física para acomodar o Telecentro, o projeto visa universalizar o acesso à informação e tecnologia. Os telecentros disponibilizam acesso aos cursos gratuitos voltados à inclusão digital.

A vigência do convênio é de 31/12/2015 a 31/12/2017. O convênio inclusive já foi publicado no Diário Oficial da União.

Os recursos serão aplicados na aquisição de computadores, mobiliários, TV, DVD e outros equipamentos tecnológicos necessários ao funcionamento das unidades e ao atendimento das necessidades de inclusão digital da sociedade. A conexão com a internet será em alta velocidade, o que ajudará na realização dos cursos, entre outras atividades.

Inclusão Digital

A Administração Municipal conta com vários programas de inclusão digital, como o programa Cidade Digital que atende mais de 300 famílias com acesso à internet via rádio gratuita. A Prefeita Deo Marino também implantou no mês de junho do ano passado o projeto Praça Digital de Bariri, um serviço de internet grátis na Praça da Matriz (Praça Joaquim Lourenço Corrêa), no centro da cidade, tornando a prefeitura provedora da rede mundial de computadores para todos os seus mais de 34 mil habitantes. Para ter acesso à internet, basta possuir algum dispositivo móvel como: celulares, tablets ou notebooks e antes da navegação na rede é preciso fazer um pré-cadastro para liberar o acesso. Sóstenes Bruno, Diretor de Tecnologia da Informação do município, destaca que “este serviço contribui para que o acesso à internet seja cada vez mais democrático e garantido a todas as pessoas”.

A Prefeita Deo Marino completa: “são conquistas em prol da população de Bariri; com seriedade e honestidade, vamos caminhando passo a passo e construindo uma Bariri de todos”.