09 DEZ 2015
NOVOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR RECEBEM CAPACITAÇÃO
Conforme estabelecido no edital do processo seletivo, no dia 07/12/2015, das 8:00h às 17:00h, na sala multimídia da APAE, aconteceu a capacitação para os novos membros do Conselho Tutelar, que tomarão posse em de 10/01/2016. Além dos futuros conselheiros, participaram também os suplentes, os membros do CMDCA- Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e representantes do poder público: CRAS, CREAS e órgão gestor e poder judiciário.
O encontro, promovido pelo Serviço de Ação Social em parceria com o CMDCA, foi dirigido pelo palestrante Bruno Floriano de Oliveira, que abordou os assuntos: Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente; Atribuições do Conselho Tutelar; O Papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantia de Direitos; Parâmetros de Funcionamentos dos Conselhos Tutelares; Resoluções do CONANDA; Estudo de casos; Como deve ser o trabalho em equipe e respeitando o colegiado; Motivação e Humanização. Motivação, Atendimento Humanizado, principais artigos do ECA e atribuições do Conselho Tutelar.
“O principal objetivo foi apresentar aos conselheiros de forma clara as atribuições e as atividades que deverão desenvolver neste novo mandato, mostrando a rotina de atendimento ao público-alvo que são as crianças e adolescentes. Na oportunidade houve a interação dos novos membros do Conselho Tutelar com representantes da rede de garantia de direitos”- diz Sonia Regina Grigolin Maciel, diretora do Serviço de Ação Social.
Bruno Floriano é Professor, com atuação na Área da Infância e Adolescência oferecendo os serviços de Assessoria, Consultoria, Capacitação, Palestras e Processos Seletivos aos Conselhos de Direitos – CMDCA’s, Conselhos Tutelares e CMAS’s.