AVCB em prédio público também é obrigatório, assim como em qualquer edificação que não se encaixe na classificação de uma residência unifamiliar. Porém, infelizmente, há muitos prédios pertencentes a prefeituras, estados e União que desrespeitam esta norma.
É muito frequente ouvirmos no noticiário que determinada escola pública ou hospital estadual não tinha AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros). O AVCB é exigido em prédios com mais de 750 metros quadrados e outras especificações, ao passo que o CLCB é exigido em edificações com menor risco de incêndio.
O objetivo, tanto do AVCB ou quanto do CLCB, é garantir a segurança das pessoas que frequentam o prédio, sejam elas funcionários, visitantes ou usuários dos serviços públicos oferecidos no local. A ausência destes laudos pode acarretar em multas e até na interdição do prédio, caso o Corpo de Bombeiros considere que a estrutura apresenta riscos à segurança.
Portanto, é fundamental que os prédios públicos sigam as normas de segurança contra incêndios e obtenham o AVCB antes de iniciar as atividades no local. Confira mais detalhes neste conteúdo.