Em janeiro, a ADL apontava o índice de 3,75, considerado estado de alerta. Em junho, o mesmo índice foi 1,18 e nesse novo levantamento, a cidade registrou 0,50 bem abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, informa que Bariri retornou ao estado classificado como satisfatório, após queda do índice larvário. Ao todo, 600 imóveis foram sorteados e visitados na cidade neste último levantamento.
Neste mês de julho, foi realizada a 3ª Avaliação de Densidade Larvária (ADL), na qual foi identificada a referência de 0,5 no Índice do Breteau (que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada.
Em janeiro, a ADL apontava o índice de 3,75, considerado estado de alerta. Em junho, o mesmo índice foi 1,18 e nesse novo levantamento, a cidade registrou 0,50 bem abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde define como ideal índices iguais ou abaixo de 1,0%,
A queda se deu pelo trabalho preventivo de combate realizado pelos agentes de endemias e pela conscientização da população que entendeu que só eles podem evitar o avanço da doença.
“Este índice larvário está dentro do esperado, mediante o nível de controle mantido pelo serviço, somado à época do ano menos chuvosa e com temperaturas mais baixas, que alongam o período de ciclo de vida dos vetores”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Navarro.
As ações desenvolvidas orientam a população sobre a importância de evitar possíveis focos mantendo o quintal limpo e sem água parada. “A queda é uma boa notícia, mas seguiremos acompanhando de perto e mantendo as medidas de prevenção. Saímos de uma epidemia com mais de 4 mil casos e seis morte em consequência da dengue em 2024, para pouco mais de 200 casos em 2025 sem registro de mortes”, completa.
Além da dengue, o Aedes é o transmissor do Zika vírus, Chikungunya e febre amarela.
Fonte: Ascom Prefeitura de Bariri
Local: Bariri