No último levantamento, Bariri estava com o índice em 0,50. Esse pequeno aumento registrado já é reflexo das chuvas que caíram no município nos últimos dias.
O levantamento do Índice de Breteau (IB), que identifica a quantidade de larvas de mosquitos Aedes aegypti por meio de amostra residencial, foi concluído na terça-feira, 21 de outubro, e apontou um indicador de 0,81, que aponta que a doença está sob controle em Bariri.
A coleta de dados foi realizada no mês de setembro pelas equipes que visitaram 614 imóveis na busca por recipientes com potencial para ser criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esses imóveis são sorteados pelo sistema do Ministério da Saúde.
No último levantamento, Bariri estava com o índice em 0,50. Esse pequeno aumento registrado já é reflexo das chuvas que caíram no município nos últimos dias. “A reprodução das larvas é quase que imediata na aglomeração de água, por isso, a população precisa colaborar e eliminar todos os focos de água parada no seu quintal”, orienta Vanessa Navarro, chefe da Vigilância Epidemiológica em Bariri.
É importante lembrar que o índice recomendável pelo Ministério da Saúde é menor que 1,0. Durante as pesquisas, os locais identificados como possíveis criadouros foram: vaso de planta, prato de vaso, garrafas retornáveis, lata e frascos utilizáveis, planta aquática, lata e frascos não utilizáveis, balde, regador, bromélia e inservíveis (lixo), além de ralo, piscina, pneus, lona ou encerado, estrutura fixas do imóvel e bebedouro de animais.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Índice de Breteau (IB) com valor acima de 1 indica situação de “alerta” para a ocorrência de casos de dengue, Zika e Chikungunya na cidade. “Mesmo com a situação sob controle, não podemos parar o monitoramento e, muito menos, as ações preventivas e de bloqueios. Precisamos, também, que a população entenda sua importância no combate ao Aedes e colabore evitando acumular recipientes que possam se transformar em criadouros dentro de casa, por exemplo”, destaca Vanessa.
Fonte: Ascom Prefeitura de Bariri
Autor: Wagner Carvalho - Pão na Chapa Comunicação
Local: Bariri