Prefeito de Bariri trata do futuro da Igreja Síria com
Arquidiocese Ortodoxa, em São Paulo
Por: Silvana Paiva - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bariri
Nesta terça-feira (6), o prefeito de Bariri, Airton Pegoraro, esteve em audiência com o arcebispo Dom Damaskinos Mansour, da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo, para tratar do futuro da Paróquia de São Jorge de Bariri, conhecida como Igreja Síria.
A Igreja Síria de Bariri foi construída pela Sociedade Síria Beneficente no final da década de 1920. Muitas celebrações foram feitas no local até a década de 1980 e, depois desse período, ela permanece fechada até hoje. Atualmente, a igreja pertence à Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo.
“A reunião teve como pauta a destinação do prédio histórico da Igreja Síria. Em todo o Brasil, existem apenas 15 igrejas como esta e a de Bariri foi a terceira a ser construída no país, na década de 20. O resultado do nosso diálogo como Dom Damaskinos é que iremos levantar o custo de uma reforma do prédio para podermos ter a real noção do que necessita ser feito”, informa o prefeito.
Na ocasião, Airton estava acompanhado dos diretores Vavá Lins (Infraestrutura) e Wellinfgton Parraga (Desenvolvimento Econômico e Turismo). “Dom Damaskinos nos adiantou que, após a Igreja Síria ser reformada, poderiam ser realizadas missas mensais no prédio que também seria utilizado como um ambiente cultural e de visitação”, relata o diretor Parraga.
*Doutrina* - A Igreja Ortodoxa é uma das maiores denominações cristãs do mundo, com cerca de 250 milhões de fiéis, e é caracterizada pela sua tradição e pela sua ênfase na liturgia sacramental. Ela tem uma história que remonta aos primeiros séculos do cristianismo e é conhecida pela sua teologia mística e pela veneração de ícones sagrados. A liturgia ortodoxa é rica e elaborada, com um forte elemento de canto, dança e simbolismo visual. Com relação aos sacramentos,a Igreja Ortodoxa reconhece o batismo, a crisma , a eucaristia, a penitência, o matrimônio, as ordens sagradas e a unção dos enfermos.
FOTOS:
O prefeito de Bariri, Airton Pegoraro, esteve em audiência com o arcebispo Dom Damaskinos Mansour, da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina, para tratar do futuro da Igreja Síria de Bariri (Fotos: Gabinete)