Os quatro casos estão em Bauru. Todas as quatro linhagens
do vírus da dengue estão agora presentes no território paulista
A Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bariri alerta para primeiros casos de dengue do sorotipo 4 no estado de São Paulo. A notificação foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika, Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” e Coordenadoria de Controle de Doenças - SP.
O estado de São Paulo registrou recentemente cinco casos autóctones do sorotipo 4 da dengue, sendo quatro deles em Bauru e um ainda em fase de investigação. Com essa nova identificação, todas as quatro linhagens do vírus da dengue (DENV-1 a DENV-4) estão agora presentes no território paulista.
De acordo com a informação da Vigilância Epidemiológica de Bariri, no ano de 2024 o município teve 3.570 casos confirmados, sendo todos eles do tipo 1. Neste ano de 2025, de janeiro até este dia 9 de abril, foram registrados 116 casos de dengue, entre os de tipo 1 e o de tipo 2.
Até o momento, o estado de São Paulo contabiliza 552 mil casos prováveis de dengue, além de 475 óbitos que estão sob investigação. Essa situação ressalta a urgência de medidas de prevenção e a importância da vacinação para conter a disseminação do vírus.
“A descoberta do sorotipo 4 é preocupante, pois a imunidade adquirida em infecções anteriores não oferece proteção contra novas linhagens do vírus”, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Bariri, Neusiely Podanoschi.
A circulação de um novo sorotipo pode potencialmente elevar o número de casos, tornando a vigilância ainda mais crucial. As áreas mais impactadas pela dengue no estado incluem São José do Rio Preto, Araraquara e Araçatuba.
Para combater a proliferação do mosquito transmissor, a prevenção é fundamental, especialmente evitando a formação de reservatórios de água parada, além da vacinação. Em Bariri, conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacina QDenga está disponível para crianças entre 10 e 14 anos. Esta é a faixa etária prioritária para a vacinação contra a dengue no programa de saúde pública do Brasil.
FOTO:
Foto ilustrativa
FOTO 2
Distribuição dos sorotipos da dengue, dados atualizados em 08.04.2025, sujeitos a alteração. (Fonte: Sinan/Secretaria de Estado da Saúde)