A próxima data para o exame Papanicolau será no dia 13 de março,
das 13 às 20 horas, sem a necessidade de marcar horário
A Diretoria de Saúde de Bariri promoveu, no dia 14 de último, a campanha mensal de coleta do exame preventivo também conhecido como Papanicolau, no Posto de Saúde da Família "José Bueno da Silva" - PSF1, do Bairro do Livramento.
No total, 21 mulheres coletaram o exame, feito pela médica da unidade Fernanda Chain, auxiliada pela enfermeira Lívia Cogo e equipe.
O exame do Papanicolau, ou exame preventivo do colo do útero, é um teste realizado para a deteção de alterações nas células do colo do útero, antes da mulher apresentar sintomas. Toda mulher com vida sexual ativa, principalmente entre 25 a 64 anos, deve se submeter ao exame que é rápido e indolor. Mulheres gestantes também podem fazer o procedimento, sem prejuízos à saúde do bebe.
A próxima data para o exame Papanicolau está programada para o dia 13 de março, uma quinta-feira, das 13 às 20 horas, sem a necessidade de marcar horário, também no Posto de Saúde da Família "José Bueno da Silva" - PSF1, do Bairro do Livramento.
A diretora de Saúde, Ana Paulo Falcão, explicou o horário estendido foi estabelecido visando as mulheres que trabalham no horário comercial. “É uma forma de tornar o exame acessível para o maior número possível de mulheres, pois a campanha se estende a toda a população feminina do município”, afirmou.
Para que o exame seja realizado, a mulher não deve estar menstruada, deve estar há 48 horas sem relação sexual (mesmo se fizer uso de camisinha) e sem o uso de pomadas vaginais.
FOTOS
A campanha mensal de coleta do exame preventivo também conhecido como Papanicolau, foi realizada no Posto de Saúde da Família "José Bueno da Silva" - PSF1 (Fotos: Saúde)