O índice encontrado em Bariri foi de 4,46, o que indica estado de alerta
A Prefeitura de Bariri, por meio do Comitê de Prevenção e Combate à Dengue, informa que a Vigilância Epidemiológica recebeu o relatório da avaliação de densidade larvária (ADL) com o Índice Breteau, que determina um valor numérico para definir a quantidade de Aedes aegypti em fase larvária encontrado nas residências. O número é usado como referência para medir o nível de infestação do mosquito.
O Ministério da Saúde define como ideal índices iguais ou abaixo de 1.0. O índice encontrado em Bariri, apesar de todos os trabalhos executados pela Vigilância Epidemiológica de combate aos criadouros e das orientações à população, foi de 4,46, o que indica estado de alerta.
O presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Dengue, Fábio Zenni, destacou que, mesmo com o baixo número de casos da doença em Bariri, o cenário ainda é preocupante. “O número de casos de dengue caiu nas últimas semanas, porém, é essencial que a população mantenha os cuidados com o espaço do lar, onde 80% dos criadouros são encontrados. Pela durabilidade dos ovos, com qualquer quantidade de água existente no recipiente, as larvas serão criadas em pouco tempo e novas gerações de mosquitos circularão, o que poderá nos levar a um aumento de casos novamente em Bariri”, argumentou Fábio Zeni.
Diante do alto índice larvário do município, o Comitê de Prevenção e Combate à Dengue realizará, nesta terça-feira, 4 de junho, uma reunião para programar as futuras ações. “O objetivo é iniciar essas ações o mais breve possível, para evitar uma nova epidemia nos próximos meses”, pontuou Fábio Zenni.