28º Previsão para hoje (15 de maio) 15 de maio
03 OUT 2023
SAÚDE
Colaboradores da Saúde de Bariri participam de fórum de discussões da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

A reunião aconteceu neste dia 3 de outubro e teve como tema “Sífilis e gestação”

Os colaboradores da Saúde do município de Bariri participaram na tarde desta terça-feira, 3 de outubro, do Fórum de Discussões “Manejo do Ciclo Gravídico, Puerperal e Neonatal”, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A reunião teve como tema “Sífilis e gestação”, ministrado pela Prof.ª Drª. Silvana Quintana.

O Fórum de Discussões foi on-line com a participação dos colaboradores da Saúde municipal.

Combate à sífilis congênita

A sífilis congênita ainda é um grande problema. É uma doença causada pela passagem do Treponema pallidum da gestante infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o feto, através da placenta. Portanto, o bebê só irá se infectar se a mãe estiver com sífilis durante a gestação e não se tratar adequadamente durante o pré-natal.

Na maioria das vezes, a gestante com sífilis não apresenta nenhum sintoma e só vai saber que tem se fizer um exame de sangue. A detecção da gestante com sífilis durante o pré-natal permite tratá-la adequadamente, evitando a passagem para o feto. Tratando a gestante prevenimos a sífilis congênita no bebê!

Existem vários fatores associados que aumentam o risco da gestante se infectar e desenvolver sífilis, entre eles: não fazer pré-natal ou fazê-lo de forma inadequada, quando a gestante é adolescente, quando utiliza drogas ilícitas, ou tem múltiplos parceiros sexuais e baixo nível socioeconômico e cultural.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024