31 AGO 2023
Bariri participa de semana estadual de enfrentamento a escorpiões
Animal peçonhento pode trazer riscos, principalmente a crianças de até 10 anos de idade.

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, está participando da “II Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião”. A campanha é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e visa estimular a sociedade para ações de prevenção de acidentes e conhecimentos em relação ao socorro.

Atividades serão desenvolvidas por meio dos serviços de educação e da ação de profissionais da saúde, intensificando a conscientização acerca dos cuidados necessários.

O escorpião é um animal originalmente de áreas de mata, mas que se adaptou às cidades devido à ocupação humana em seu habitat. Eles passaram a procurar abrigo em locais com acúmulo de lixo e entulho e disponibilidade de alimentos, como baratas.

Por esse motivo, trabalhadores das áreas de construção, madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortas e granjas são grupos vulneráveis ao ataque de escorpiões, por manusearem objetos onde o animal pode estar alojado. Pessoas que permanecem muito tempo dentro de suas casas, como idosos ou acamados, também podem ser vítimas frequentes.

Ainda assim, o grupo mais vulnerável ao veneno do escorpião, podendo até levar a óbito, são crianças de até 10 anos de idade. Se uma criança nessa faixa etária for picada, deve-se procurar o mais rapidamente possível a Santa Casa de Misericórdia de Bariri, localizada à Av. Coronel Antônio José de Carvalho, nº 409.

Pessoas com mais de 10 anos, se forem picadas, também podem procurar a Santa Casa. É possível entrar em contato com a unidade pelo telefone (14) 3662-6522.

Como prevenir

- Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões;
- Manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências;
- Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques;
- Afastar camas e berços das paredes;
- Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
- Chacoalhar roupas e sapatos antes de vesti-los.

Sinais e sintomas

A dor local é um sintoma que aparece logo após a picada, em todos os casos. Em crianças, isso pode causar choro intenso.

Além da dor, ocorre agitação, ofegância e respiração e batimentos cardíacos aumentados. Poderá ainda haver formigamento e dormência, aumento da temperatura, inchaço leve, vermelhidão, arrepio dos pelos e suor. Se a picada for na mão ou no pé (principais locais acometidos), esses sinais podem irradiar para parte ou todo o braço ou perna.

Posteriormente a estes sintomas, poderão ocorrer, principalmente em crianças de até 10 anos, aumento do suor pelo corpo, vômitos, agitação alternada com sonolência, tremores e produção excessiva de saliva.

Se esses sintomas ocorrerem, alguns ou todos, mesmo que não se tenha visto o escorpião, deve-se pensar em acidente escorpiônico e procurar atendimento médico rapidamente para a pessoa acidentada, principalmente se for uma criança.

Arte: Giovana Bravin