33º Previsão para hoje (02 de maio) 02 de maio
28 AGO 2023
CRAS II “Florinda Sitta Urbano”, do Livramento, é inaugurado
Fotos: Giovana Bravin

Cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento
Social do Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento

Foi inaugurada na manhã dessa segunda-feira (28), a segunda unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bariri. O CRAS II leva o nome de Florinda Sitta Urbano e está localizado no bairro Livramento, à Rua Vitório Benatti, nº 84.

A inauguração do novo CRAS contou com a presença e com o discurso do secretário de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento, do prefeito de Bariri, Abelardinho Simões, da primeira-dama Anai Simões, da diretora de Ação Social, Suzane Dinis, e do vereador e autor do projeto de lei que nomeou a unidade, Ricardo Prearo, entre outras autoridades locais e regionais.

O CRAS é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

A unidade inaugurada será responsável pelo atendimento aos moradores dos bairros Vila Santa Terezinha, Jardim São Francisco, Maguim Vilas, Cidade Jardim, Jardim Maria Luiza, Jardim Primavera I e II, Jardim Pavão, Jardim Lucila, Jardim Yang I, II e III, Centro, Jardim Paraíso, Jardim Panorama, Jardim Nova Bariri, Jardim Santa Lúcia, Jardim Paulista, Jardim Esplanada, Jardim Industrial I e II, Jardim Alvorada, Residencial Canaã, Polo Industrial I e II, Livramento, Jardim Athenas, Jardim Europa e Residencial Viva Mais.

O CRAS II possui uma equipe composta pela assistente social Bianca Novaes, pela psicóloga Anelisa Lavagnini, pelo agente administrativo Afonso Netto, pela orientadora social Amarilis Borromello, e pela assistente social e responsável pela unidade, Juliana Mattos.

O prefeito de Bariri, Abelardinho Simões, parabenizou a equipe da Assistência Social do município e todos os servidores municipais que trabalharam pela nova unidade.

“O CRAS é a porta de entrada para serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social, e essa implantação é uma resposta para anos de demanda da nossa comunidade, garantindo os direitos sociais das famílias que aqui vivem”, finalizou.

“Florinda Sitta Urbano”

Florinda Sitta Urbano, escolhida pela própria população do Livramento para ser homenageada, foi moradora do bairro por mais de 40 anos. Era empregada doméstica e, após a aposentadoria, dedicou seu tempo integralmente ao trabalho voluntário.

Reconhecida como uma líder comunitária pelos moradores, Florinda distribuía pão e sopa, costurava cobertores para doar, reformava brinquedos, promovia festas para as crianças, visitava pessoas doentes, entre outras ações.

Florinda faleceu em 2016, aos 85 anos, mas segue sendo lembrada pelos anos doados ao bem-estar da população do Livramento.

Fotos: Giovana Bravin