19 ABR 2023
Educação de Bariri convida a celebrar a paz na escola nesta quinta-feira, 20

Ação faz parte da campanha “Paz na Escola: Compartilhe essa ideia”

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Educação, promove a campanha “Paz na Escola: Compartilhe essa ideia”. Para isso, a pasta pede para que nesta quinta-feira, dia 20 de abril, sejam usadas roupas brancas e promovidas ações de respeito à vida e de rejeição à violência.

A diretora de Educação, Stefani Borges, faz o convite: “Neste dia 20 iremos celebrar a paz na escola! Vista uma peça de roupa branca e promova uma ação de respeito à vida, de rejeição à violência, de generosidade, de compreensão, de  preservação ao planeta e de solidariedade aos alunos e profissionais da educação!”, diz

Stefani destaca a Convenção sobre os Direitos da Criança, da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1989, que orienta para uma educação voltada à preparação da criança para uma vida responsável em uma sociedade livre, num espírito de compreensão, paz, tolerância, igualdade entre os sexos e amizade entre os povos e grupos étnicos, nacionais e religiosos.

“A violência nas escolas é uma problemática que requer planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O investimento na infraestrutura das escolas, tanto no âmbito material quanto na esfera dos recursos humanos é importante. No entanto, a parceria entre escola e família é essencial, pois desempenham um papel preponderante na construção de atitudes e valores de uma cultura de paz e não violência em jovens e crianças. Para isso, ações simples de valorização da paz e a solidariedade são de extrema relevância”, afirma a diretora.

Pensando nisso, Stefani dá algumas sugestões simples a serem executadas neste dia 20. “Leve uma flor, um cartão, um abraço ou qualquer outro mimo e entregue a algum aluno ou profissional da educação; confira a mochila do seu filho antes dele ir à escola e verifique os aplicativos acessados por ele no celular; ajude a escola de seu filho, sua ex-escola ou a que fica no seu bairro, como por exemplo, na manutenção do jardim ou com doação à Associação de Pais e Mestres (APM)”, sugere.

Outra ideia dada pela diretora é mandar uma mensagem para aquele professor inesquecível e dizer o quanto ele foi agente de transformação na sua vida.

"Use sua imaginação e compartilhe essa ideia. Lembre-se de registrar você de branco, a ação realizada, postando  nas redes sociais com a #bariridebranco”, orienta Stefani.