32º Previsão para hoje (08 de maio) 08 de maio
20 MAR 2023
Saúde promove “Momento Sorria Para a Vida Bariri”

A saúde bucal, se deixada de lado, pode acarretar na proliferação de fungos e bactérias
e acabar por atingir outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias.

Celebrado neste dia 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários.

Neste sentido, a Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, inicia o Programa “Momento Sorria Para a Vida Bariri”. Trata-se de uma iniciativa da equipe odontológica do município que, por meio das mídias sociais, divulgará informações sobre saúde bucal.

Segundo a dentista e coordenadora odontológica da Diretoria de Saúde, Karita Pomponi, o intuito do projeto é orientar e conscientizar a população sobre higiene bucal. “Quinzenalmente, serão divulgadas, por meio das redes sociais da Prefeitura, dicas de cuidados simples a serem seguidos no dia a dia”, explica Karita.

A dentista ressalta a importância de se ater à saúde bucal, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingir outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias.

“A saúde começa pela boca. Uma saúde bucal deficiente pode levar ao agravamento ou ao início de algumas doenças. Assim, incluir ações simples na rotina é a forma ideal para manter uma boa higiene”, pontua Karita.

A questão abordada essa semana é a quantidade ideal de creme dental a ser usado nas escovações. O “Momento Sorria Para a Vida Bariri” explica que para crianças, o ideal é a quantidade de 0,1g, próximo ao tamanho de um arroz cru. Já para os adultos, a medida é um grão de ervilha.

É preciso utilizar a quantidade adequada para garantir a limpeza e a proteção dos dentes. Enquanto usar pouco pode impedir que a higienização seja feita, quantidades exageradas refletem diretamente na saúde do paciente.

O creme dental é composto de várias substâncias, entre elas o flúor, fundamental para manter o sorriso resistente a cáries, para garantir dentes fortes e saudáveis e para equilibrar a flora da boca. No entanto, o excesso do produto utilizado diretamente nos dentes pode trazer uma série de problemas, como alteração da cor do esmalte dental.

Saúde Bucal

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A falta de uma higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas provocar ou agravar outras enfermidades.

Portanto, para muito além da beleza de um sorrisão de dentes brancos e alinhados, a preocupação com a saúde de toda a cavidade oral está intimamente ligada à prevenção de doenças não só do órgão, como também de outras partes do corpo.

A boca é a maior cavidade do corpo com contato direto com o meio ambiente. Por este motivo pode ser a porta para a entrada de bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. O órgão tem ainda papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração.

As doenças que podem ter origem na boca são as mais diversas, como a herpes labial e a doença mão-pé-boca. Mas a maior preocupação é com situações mais graves, como o câncer bucal, o HPV e todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Como o nosso sorriso é uma espécie de cartão de visitas, problemas na boca podem desembocar também em estresse e ansiedade, prejudicando também a saúde mental. O desequilíbrio bacteriano, as alterações salivares, as doenças bucais e a má higienização, figuram entre as principais causas da halitose.

A boa notícia é que todos esses problemas têm prevenção e tratamento. E com atitudes simples como visitas ao dentista regularmente. “Além dos tratamentos, os pacientes também são orientados sobre como e quais os produtos são mais pertinentes para serem usados em casa na higiene bucal diária”, informa a dentista e coordenadora odontológica da Diretoria de Saúde, Karita Pomponi.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024