09 MAR 2023
TURISMO
Integrantes do COMTUR participam de curso de revisão do Plano Diretor de Turismo de Bariri

Contratado pela Prefeitura de Bariri, o Serviço Nacional de
Aprendizagem Comercial (Senac) é responsável pelas atividades

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Bariri deu início, no fim do mês de fevereiro, a um curso sobre a elaboração do Plano Diretor de Turismo.

A atividade é promovida pelo Senac em contratação feita pela Prefeitura de Bariri. O curso é direcionado aos membros do COMTUR e tem como objetivo final definir as futuras ações que poderão colaborar com o aumento da atividade turística de Bariri.

O curso está dividido em 16 encontros, que estão acontecendo toda segunda-feira, das 15h às 18h, na sede do COMTUR, localizada à Rua Francisco Munhoz Cegarra, 126, Centro. Já foram realizados três encontros.

O Plano Diretor de Turismo é um documento essencial para os municípios que tenham o objetivo de se tornarem Município de Interesse Turístico (MIT). Esse plano funciona como uma maneira de traçar os objetivos que colaborarão com o desenvolvimento do turismo da cidade.

Sendo esses objetivos claros e bem traçados, o potencial turístico pode ser comprovado e Bariri estará apta para se candidatar a Município de Interesse Turístico, podendo, futuramente, receber verbas do Estado para serem destinadas a melhorias na infraestrutura e nos serviços.

Segundo Fernando Figueiredo, docente do Senac Jaú e mediador dos encontros, "é importante levar em consideração que toda a população pode contribuir para transformar Bariri em uma cidade turística e, com isso, trazer mais emprego, mais renda e mais desenvolvimento”.

Fernando explica que uma das ações que são realizadas no decorrer do curso é uma pesquisa de demanda voltada para os turistas. A ideia é conhecer o público que visita o município e o que eles escolheram fazer no período da estadia. “Os moradores da cidade podem encaminhar o questionário para familiares e amigos que não são naturais de Bariri, mas que estiveram na cidade recentemente”, pontua. Fernando.

Pesquisa de demanda Turística de Bariri 2023

Os participantes do curso sobre a elaboração do Plano Diretor de Turismo estão tendo, como primeira atividade prática, a realização de uma pesquisa da demanda turística de Bariri. Eles têm visitado empreendimentos comerciais ou institucionais da cidade que recebem turistas. São deixados nestes locais, uma pesquisa de múltipla escolha, que tem duração de menos de dois minutos para ser respondida.

Pretende-se com isso, chegar o mais próximo possível do perfil socioeconômico dos turistas, as características da sua viagem e a avaliação dos visitantes sobre os serviços e equipamentos turísticos de Bariri. Futuramente, o resultado dessas pesquisas de demanda servirá para obter informações sobre as atividades, destinos e orçamento dos viajantes, com o objetivo de criar campanhas e atividades que atraiam os clientes para adquirir os serviços oferecidos na cidade.

O professor docente e mediador Fernando Figueiredo, do Senac, orienta que devem responder esta pesquisa  apenas visitantes e turistas. “A pesquisa é destinada às pessoas que, atualmente, são residentes em outros municípios da região, do Estado ou do Pais”, esclarece.

A pesquisa pode ser acessada por meio do QR Code da imagem anexa ou pelo link: https://bityli.com/DW0yxo