02 MAR 2023
Prefeitura de Bariri promove ação nas escolas contra gravidez na adolescência
Foto Noticia Principal Grande
A enfermeira Maria José Anello apresentou aos alunos os métodos contraceptivos e os impactos de uma gravidez precoce (Fotos: Saúde)

Alunos dos últimos anos do fundamental
e da APAE participaram de atividades

A Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Ação Social e da Diretoria da Saúde, promoveu durante o mês de fevereiro ações de conscientização sobre a prevenção da gravidez na adolescência. As atividades ocorreram nas escolas do ensino fundamental, para os anos finais, e na APAE.

Foram realizadas palestras e rodas de conversa ministradas pela enfermeira Maria José Anello. A profissional apresentou aos alunos os métodos contraceptivos e os impactos de uma gravidez precoce.

“O objetivo da atividade é conscientizar os adolescentes dos problemas que podem ser causados sem o uso dos métodos contraceptivos e gerar a compreensão de que o acesso a eles é possível e facilitado nas unidades de saúde do município”, esclarece Maria José.

Gravidez na adolescência

Os adolescentes – indivíduos entre 10 e 20 anos incompletos – representam cerca de 20% a 30% da população mundial, estimando-se que no Brasil essa proporção alcance 23%. Dentre os problemas de saúde nessa faixa etária, a gravidez sobressai em quase todos os países e, em especial, nos países em desenvolvimento.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes.

Diversos fatores concorrem para a gestação na adolescência. No entanto, a desinformação sobre sexualidade e sobre direitos sexuais e reprodutivos é o principal motivo.