13 JAN 2023
Saúde de Bariri inaugura Farmácia Municipal no Livramento
Foto Noticia Principal Grande
Foi inaugurada a Farmácia Municipal do Bairro Livramento, no Posto de Saúde da Família

Uma das primeiras moradoras do Livramento, Maria Conceição dos Santos, de 69 anos,
disse estar orgulhosa de ter de volta a farmácia municipal em seu bairro.

A manhã deste dia 13 de janeiro de 2023 foi curta para celebrar uma conquista que é muito significativa para os baririenses. É que foi inaugurada a Farmácia Municipal do Bairro Livramento, em atendimento a uma antiga reivindicação da população daquela região. Implantada no Posto de Saúde da Família "José Bueno da Silva" (PSF I), situado à Rua Vitório Benatti, 67, a unidade atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Antes da inauguração, a distribuição gratuita de medicamentos e insumos acontecia apenas na Central Municipal de Medicamentos da Prefeitura de Bariri, que está localizada no centro da cidade, distante dos moradores dos bairros circunvizinhos.

Na solenidade, estiveram presentes o prefeito Abelardo Simões, o vice-prefeito Fernando Foloni, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Anai Simões, o chefe de gabinete Paulo Grigolin, a diretora de Saúde, Irene Chagas, bem como os demais diretores Márcio Nascimento (Obras e Meio Ambiente), Fernanda Cavalheiro (Finanças), Maria Luiza Rodrigues (Administração Pública), Ação Social (Suzane Dinis), Luis Eduardo Benatti (Desenvolvimento Econômico) e Claudenir Rodrigues “Fred” (Infraestrutura), além da diretora administrativa da Santa Casa de Bariri, Marina Prearo, a  responsável pelo Setor de Cultura, Raica Spedo, o coordenador de Saúde Básica municipal, Fábio Zenni, o presidente da APAE de Bariri, José Eneas Ultramare, o historiador e diretor do Museu Mário Fava, José Augusto Barboza Cava, o ex-diretor de Saúde municipal, Mozart Marciano, e o presidente do diretório municipal do MDB, Elpídio Beltrame, além de moradores e servidores municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abelardinho ressaltou a importância de levar medicamentos para perto dos moradores daquele bairro. “É tão significativa a inauguração da farmácia aqui no Bairro do Livramento para a população que aqui reside. A Farmácia Central é muito distante daqui. É complicado precisar ir debaixo de muito sol ou chuva. Por isso trouxemos o medicamento para perto, atendendo o pedido dos moradores. A farmácia é pequena, mas tem tudo o que nossa população precisa”, pontuou.

Abelardo recordou que o local já teve uma farmácia, entretanto havia sido desativada anos atrás. “Até existia uma farmácia aqui, mas foi deixada de lado por outras administrações, e agora conseguimos tê-la de volta. Fruto do empenho de toda administração, em especial da nossa ex-diretora de Saúde, Marina Prearo, e da nossa atual diretora, Irene Chagas, às quais tenho muito a agradecer.”

Moradores

Uma das primeiras moradoras do bairro, Maria Conceição dos Santos, de 69 anos, que também compareceu à solenidade, disse estar orgulhosa de ter de volta a farmácia municipal em seu bairro. “Nasci em Itapuí e vim com um ano de idade pra cá. Vi a ‘Igrejinha’ crescer. Cresci, casei, tive sete filhos aqui. É um orgulho pro povo ter a Farmácia aqui de volta, foi uma benção! Que o povo do Livramento reconheça e compreenda o trabalho e a luta para se ter aqui, além do amor que isso é por nós. É a atenção que se tem pelo povo porque esse bairro nosso era esquecido. O bairro tá sendo levantado. Eu agradeço o prefeito, eu agradeço a esposa dele e todos que trabalham aqui em Bariri e que tá ajudando nós. Obrigada!”, disse emocionada a moradora.

A inauguração teve bênção religiosa feita pelo seminarista Caio Henrique Trindade. Filho de Bariri, nascido e criado no Bairro do Livramento, o seminarista Caio também destacou a importância da inauguração da Farmácia Municipal naquela região. “Agradeço a todos vocês que fizeram com que este sonho se tornasse realidade. Nasci e cresci aqui no Bairro do Livramento, sempre vim aqui nesse Posto de Saúde e ver essa farmácia se tornando realidade também é uma alegria para mim. Agradeço a gestão do prefeito Abelardo por isso”, destacou.

Na ocasião, o prefeito Abelardinho também informou que a reativação da Farmácia no PSF 1 faz parte de seu plano de governo e que, o próximo passo que integra essas suas propostas para a gestão municipal, será a troca das luminárias das ruas por led, trazendo maior segurança pública e qualidade de vida aos baririenses. “Começaremos por aqui, pelo Bairro do Livramento, e seguiremos pela Vila Santa Helena, com a  troca de lâmpadas de rua convencionais pelas de led e seguiremos com o projeto pela cidade”, comunicou o prefeito Abelardinho.